Mazda estima retoma contínua das vendas a nível global

03/08/2020

A Mazda Motor Corporation apresentou os resultados financeiros e de vendas do primeiro trimestre do presente Ano Fiscal, compreendido entre 1 de Abril e 30 de Junho de 2020, período em que reportou um volume de vendas global de 244.000 veículos.

A pandemia da COVID-19 continuou a ter um impacto substancial nos resultados da maioria das regiões. Na Europa, as vendas do primeiro trimestre caíram 58%, face a igual período do ano anterior, para 28.000 unidades, representando uma quota de mercado de 1.1%.

Na América do Norte, o maior mercado da Mazda, houve um recuo de 19% para 81.000 unidades; no Japão, as vendas da Mazda desceram 34%, para 26.000 unidades. Já na China a procura continuou a crescer de Abril a Junho, com vendas acumuladas de 61.000 unidades, mais 13% do que em igual período do ano passado.

Na vertente financeira, para este primeiro trimestre do presente Ano Fiscal, a Mazda reportou receitas no valor de ¥ 376,7 mil milhões (€ 3,2 mil milhões) e perdas operacionais de ¥ 45,3 mil milhões (€ 380,4 milhões). Os prejuízos líquidos são de ¥ 66,7 mil milhões (€ 560,4 milhões).

Com a retoma das vendas a nível global, bem como o regresso, a partir de Agosto, da produção aos níveis pré-pandemia, a Mazda estima que as suas vendas globais para a totalidade do presente Ano Fiscal atinjam as 1,3 milhões de unidades, estimando que em termos europeus* o volume ascenda a 196.000 unidades.

Fruto da implementação de um conjunto de acções dedicadas para a retoma das vendas e na redução de custos fixos, no presente Ano Fiscal a Mazda prevê alcançar receitas no valor de ¥ 2,85 mil milhões (€ 23,8 mil milhões), perdas operacionais de ¥ 40 mil milhões (€ 333,3 milhões) e um prejuízo líquido de ¥ 90 mil milhões (€ 750 milhões).
Apesar do impacto da pandemia da COVID-19 nos negócios a nível global, a Mazda mantém-se empenhada em investir em futura tecnologias, incluindo a electrificação.

Na Europa, o seu primeiro veículo eléctrico foi apresentado virtualmente através do “Primeiro Encontro com o Mazda MX-30”, campanha digital que envolveu mais de 4.000 clientes interessados.

No que se refere a Portugal, o primeiro contacto da imprensa com o novo Mazda MX-30 irá acontecer a partir do início de Setembro, mês em que irão chegar à Rede de Concessionários Mazda as primeiras unidades do modelo, para entrega aos clientes que registaram pré-encomendas.