Mercedes desvenda CLA Concept elétrico

04/09/2023

Desenhado com o objetivo de antever o modelo de produção, este concept CLA é um sedan de quatro portas com uma secção dianteira tipo tubarão reforçada com uma grelha iluminada. É coadjuvada por faróis distintos que ostentam o símbolo da marca iluminado.

Falando de luzes, o protótipo tem uma linha iluminada que acaba por circundar todo o veículo. O pára-brisas flui para o tejadilho e conta com uma distância entre eixos uito grande e que deixar antever um espaço interior generoso. Os puxadores das portas são embutidos e as jantes de 21″ vão com certeza despertar a atenção. Outros destaque incluem uma secção traseira curva e um tejadilho de vidro iluminado que revela estrelas animadas.

O habitáculo oferece um minimalismo elegante e é dominado por cinco ecrãs no tablier. A marca não entrou em detalhes, mas os três ecrãs centrais fazem funcionar o novo sistema operativo da marca MB.OS que é alimentado por um chip da NVIDIA a água fria. A Mercedes-Benz referiu ainda que o sistema pode sr personalizado com as escolhas do condutor. Tem ainda um assistente virtual e uma galeria de fotos privada que permite mostrar as imagens carteira NFT pessoal.

Há ainda displays circulares que estão integradas em saídas de ar ao estilo turbina. A plataforma é a MMA (Mercedes Modular Architeture) e o novo CLA será proposto com duas baterias distintas. A versão de entrada tem uma bateria de lítio ferro fosfato, enquanto a versão seguinte tem uma de óxido de silicone para uma excelente densidade de energia.

A marca garante que o consumo de energia será de 12 kWh/100 km e a autonomia deverá chegar aos 750 km. O novo modelo tem uma arquitetura de 800 V e um carregador rápido de 250 kW DC. Isto vai permitir carregar cerca de 400 km de autonomia em apenas 15 minutos. O motor elétrico debita 238 CV e pesa apenas 110 kg.