Mini mostra novo Countryman EV

03/09/2023

A Mini vai revelar na próxima edição do Salão de Munique, o IAA Mobility Show, a nova geração do seu popular Countryman.

O mais espaço e maior membro da família Mini cresceu nas dimensões quando comparado com o antecessor, ostentando agora um estilo mais minimalista do lado de fora e do lado de dentro. A terceira geração do modelo chega em duas opções de emissões zero, com um só motor ou com dois motores elétricos, mas também terá opções a gasolina e a gasóleo.

Em termos de dimensões chega aos 4429 mm de comprimentos, ou seja, mais 13 cm que o anterior, 6 cm mais alto e também mais largo. Apesar de ser mais volumoso, é mais aerodinâmico, com um coeficiente de 0.26 para as duas versões elétricas.
Este modelo adota a nova linguagem design da marca que dá pelo nome de Charismatic Simplicity. Apesar de ter evoluído de forma estética, este novo Countryman acaba por ser idêntico ao anterior em termos de aspeto.

Já o interior, muda por completo. Está mais minimalista e mais interativo, com ecrãs espalhados um pouco por todo o lado.
A base é a mesma do BMW X1/iX1 e da segunda geração do Série 2 Active Tourer. As versões elétricas do Countryman, uma chama-se E e a segunda SE. A primeira tem 204 CV e uma autonomia de 462 km a partir de uma bateria de 66,5 kWh, e o segundo, de tração integral, 313 CV e uma autonomia de 433 km a partir da mesma bateria.