Nissan Leaf despede-se da Europa e espera por sucessor

06/03/2024

A semana de 4 de março de 2024 marcará o fim de uma era para a Nissan na Europa, com a fábrica de Sunderland, no Reino Unido, a cessar a produção do Nissan Leaf, um compacto elétrico pioneiro que se estreou no final de 2010.

 

A mudança não só representa o encerramento de um capítulo na história automóvel, como também prefigura o excitante futuro elétrico que a marca tem pela frente.
O Leaf tem sido um verdadeiro precursor na indústria, contribuindo para a primeira vaga de popularização dos veículos elétricos no Velho Continente. Desde a sua chegada a Sunderland em 2013, tem sido um símbolo do compromisso da marca para com a mobilidade sustentável.

No entanto, com o aumento da concorrência e a evolução das expetativas do mercado, a Nissan decidiu dar lugar a uma nova geração de veículos elétricos.
Embora o fim do Nissan Leaf na Europa esteja iminente, não significa o seu desaparecimento total. Fora da Europa, a produção continuará noutras fábricas, demonstrando a sua relevância noutros mercados, como o Japão, onde aumentou a sua quota de vendas em 33% no ano passado.

Entretanto, em Sunderland, onde se situa a unidade de produção da marca japonesa, o foco está no futuro, com o anúncio de que a fábrica será a casa de três novos veículos elétricos: os sucessores sem emissões do Juke e do Qashqai, e o sucessor do próprio Leaf.