Símbolo do design atual da BMW e um dos elementos mais debatidos do mundo automóvel, o “duplo rim” enorme na dianteira dos modelos da marca bávara pode ter, finalmente, os dias contados. Mesmo se os alemães continuam a garantir que o ‘feedback’ dos clientes é o mais positivo.
Na altura, foi o próprio diretor de produto da BMW, Peter Henrich, o primeiro a defender a super-grelha, afirmando estar «convencido» de que o departamento de design dirigido por Adrian von Hooydonk, fez uma «aposta inteligente que foi bem recebida pelos clientes». E justificou: «Estes querem afirmar-se com os seus automóveis e não receiam modelos com caráter forte. Por isso, decidimos concentrar-nos num estilo arrojado. O feedback tem sido muito positivo.
Quando o X7 foi exibido pela primeira vez a crítica especializada apontou ao tamanho do rim, mas os clientes nunca reagiram assim e o carro é um grande sucesso. Está esgotado por um período muito longo. Há sempre pessoas que não resistem a criticar e resistem ao que é novo. Mas somos muito autoconfiantes e continuaremos».
Mas, a verdade é que, desde a revelação do concept i Vision Dee, no CES 2023, a BMW não tem parado de dar sinais de mudança, que apontam para uma nova imagem de linhas minimalistas e, com ela, uma nova interpretação do duplo rim.