Os motores de quatro cilindros com melhor som para 2024

09/03/2024

Procura o melhor som num automóvel com um motor de quatro cilindros? Se sim, eis os nove modelos mais sonoros para o ano 2024.

 

Todos estes automóveis desportivos estão atualmente à venda e são, sem dúvida, os mais sonoros do mercado. E, acima de tudo, são uma esperança para quem os motores de combustão são uma verdadeira religião. O que de melhor se faz com motores de quatro cilindros.

Os filtros de partículas e os catalisadores, cada vez mais complexos, permitem reduzir as emissões poluentes dos automóveis novos. Este facto, associado aos silenciadores de escape, que são muito mais eficazes do que nunca, também desempenha um papel fundamental no som que um automóvel pode emitir, “limitando-o”, mesmo que se trate de um veículo de maior desempenho.

Isto é evidente mesmo nos automóveis com motores grandes (V6 e V8), mas é ainda mais visível quando se trata de motores de três ou quatro cilindros. No entanto, queremos mostrar-lhe quais os carros de quatro cilindros com melhor som proveniente do escape para 2024, caso esteja à procura de emoção, mas também de um carro novo.

Existem veículos que provavelmente soam ainda melhor do que os listados abaixo (por ordem alfabética). No entanto, incluímos dois requisitos para que possam fazer parte da classificação. Em primeiro lugar, é claro que tem de estar equipados com um motor de quatro cilindros e, em segundo lugar, tem de ser possível comprá-lo novo num concessionário atualmente.

 

Abarth 695

Isto leva-nos diretamente ao Abarth 695. O pequeno foguetão de bolso, um carro utilitário do segmento A com um claro enfoque no desempenho e na desportividade, é alimentado por um motor de quatro cilindros em linha de 1,4 litros sobrealimentado que desenvolve 180 CV. Os sistemas de escape da Abarth têm uma nota bastante peculiar, e no 695 não desilude.