Redwood será o Tesla mais barato já em 2025

29/01/2024

Embora o CEO da Tesla, Elon Musk, possa ter demorado algum tempo a lançar a Cybertruck, a pick-up da marca, parece que não teremos de esperar muito para que o fabricante de veículos elétricos lance o quinto modelo.

 

A Tesla revelou que o seu novo automóvel se chamará “Redwood” e começará a ser produzido em junho de 2025. De acordo com a Reuters, o novo modelo vai ser um crossover compacto, sugerindo que se trata do esperado Tesla de 25.000 euros do qual que já se ouviram alguns rumores. No entanto, ainda não se sabe se o novo carro elétrico se manterá realmente nesta faixa de valores.

Mas porque é que a Tesla está agora a reduzir os seus preços em comparação com os restantes modelos? A chave é a nova plataforma da próxima geração de carros elétricos, que é capaz de reduzir drasticamente os custos de produção.
Mas será, sem dúvida, o carro mais barato da marca, tendo em conta que o Model 3 começa nos 40.000 euros. Não só isso, como entrará diretamente na batalha com os fabricantes de automóveis chineses.

O que está claro é que, a partir de agora, os fabricantes rivais ficarão nervosos com a capacidade da Tesla de reduzir os preços. Esta nova plataforma não só será utilizada no Redwood, como também será implementada em futuros modelos.
A Tesla tem estado a trabalhar na plataforma e no novo modelo desde o ano passado. De facto, como refere a Reuters, os planos de produção do construtor norte-americano ascendem a 10.000 unidades por semana, o que se traduz em meio milhão de carros por ano, em média.

Isto fará uma grande diferença na produção global da empresa de Elon Musk. No ano passado, a produção da Tesla cresceu 35% para 1,85 milhões, mas em maio de 2023, o seu CEO disse que estava a trabalhar em dois novos produtos que, em conjunto, poderiam ter o potencial de gerar 5 milhões de vendas por ano.

Espera-se que o Redwood seja produzido na fábrica da Tesla no Texas (EUA), antes de a produção se estender a outras partes do mundo.