Renault Clio V6 foi lançado há 20 anos

29/12/2020

Está a comemorar 20 anos um dos mais mediáticos Clio de sempre. O Clio V6 foi feito com base no modelo de competição Clio V6 Trophy e trata-se de uma variante de tração traseira feito a partir da segunda geração do utilitário francês.

O modelo final manteve-se 98% fiel ao concept inicial e caraterizava-se por contar debaixo do capot com um motor V6 3.0 naturalmente aspirado de colocação central.

O bloco era herdado do Laguna, contando com novos pistões, taxa de compressão incrementada, entradas de ar alargada, um “red line” às 7100 rpm, além de um débito de 230 cv às 6000 rpm e 300 Nm às 4650 rpm.

A enviar potência para o eixo traseiro estava uma caixa manual de seis velocidades, acompanhada de um diferencial de deslizamento limitado para aumentar a tração. Em reta, este “pocket rocket” anunciava 0-100 km/h em 6,4 segundos e uma velocidade máxima de 237 km/h.

Esta versão desportiva do hatchback subcompacto gaulês era 171 mm mais larga e 66 mm mais baixa, além de contar com mais 38 mm de distância entre eixos face ao Clio convencional. A juntar a isso, possuía vias maiores: 110 mm na dianteira e 138 mm na traseira.

Os pneus eram de medida 205/50 à frente e 235/45 atrás, com jantes OZ Supeturismo de 17 polegadas. O sistema de travagem era fornecido pela AP Racing com discos de 330 mm no eixo dianteiro e de 300 mm no eixo posterior. A suspensão era exclusiva deste modelo, embora a barra antiproximação da frente fosse herdada do Clio Trophy e o subchassis dianteiro fosse inspirado no do Clio Renault Sport 172.

Exclusivos deste Clio V6 eram também os para-choques dianteiros e traseiros, as saias e painéis laterais. Além disso, o tejadilho, tampa de mala, capot e carcaça fossem retirados do Clio 172. A bagageira deste “mini desportivo” era limitada a 67 litros atrás, a que se juntava um pequeno compartimento de 45 litros entre os bancos. Por dentro, contava ainda com revestimentos em couro e Alcantara, ar condicionado, sistema de som e vidros “fumados”.