SEAT e Grupo Volkswagen recuperam o ecossistema do Parque Natural Delta do Ebro

12/01/2021

A SEAT e o Grupo Volkswagen estão fortemente comprometidos com o meio ambiente e com o cuidado do planeta. No âmbito desta missão, lançaram um projeto para restaurar e preservar a biodiversidade do Delta do Ebro, cujo objetivo é atenuar os efeitos causados ​​pela tempestade ‘Glória’ no início de 2020 e recuperar as áreas mais afetadas da zona húmida mais importante do Mediterrâneo Ocidental.

A iniciativa, levada a cabo em colaboração com a ONG SEO/ BirdLife, conta com um investimento de 1 milhão de euros e terá a duração de dois anos.

Há um ano, em janeiro de 2020, a tempestade Glória atingiu o Delta do Ebro com extrema violência, causando um significativo impacto ambiental. O mar cobriu cerca de 3.000 hectares de campos de arroz e inundou praias inteiras, colocando em perigo as 360 espécies de aves que fazem do Delta do Ebro uma das reservas naturais da Europa com maior diversidade.

O projeto de recuperação da SEAT e do Grupo Volkswagen ajudará a melhorar o estado de conservação dos habitats naturais costeiros e ativará projetos de prevenção para fortalecer as áreas e adaptá-las a futuros eventos climáticos extremos. Da mesma forma, a reabilitação da zona contribuirá para a criação de empregos verdes e para assegurar as economias locais da zona.

Em concreto, o projeto de recuperação irá concentrar-se na recuperação da Reserva Ornitológica de Riet Vell, bem como de algumas zonas costeiras ameaçadas pela subida do nível do mar.

Nestas áreas, serão promovidas várias ações para recuperar funções e serviços ecológicos, especialmente aquelas relacionadas com a diminuição dos efeitos da subida do nível do mar e à recuperação de habitats que favorecem o escoamento de água para o subsolo. Além disso, será também efetuada a reabilitação da Casa dos Voluntários SEO/ BirdLife no Delta do Ebro, bem como a realização de campanhas de conservação e programas de formação para todos os voluntários que irão trabalhar no projeto, que contará com a participação dos funcionários da SEAT.