Skoda Epiq é elétrico e chega em 2025 com 400 km de autonomia

16/03/2024

A Skoda mostrou o seu próximo SUV elétrico de entrada de gama que se chamará Epiq.

 

A revelação do concept teve lugar durante a Conferência de Imprensa Anual para 2024, juntamente com o anúncio dos resultados financeiros e da estratégia futura da marca checa.

Seria de esperar que a Skoda mostrasse o SUV compacto Elroq que chegará já este ano como uma alternativa de emissão zero para o Karoq. No entanto, o construtor mostrou o mais pequeno Epiq que se vai estrear em 2025, com um preço inicial de perto de 25 mil euros. O SUV subcompacto partilhará várias caraterísticas com o próximo VW ID.2, prometendo uma autonomia de mais de 400 km

Mede cerca de 4,1 m de comprimento, tornando-o apenas ligeiramente maior do que o hatchback Skoda Fabia. O exterior adota a mais recente linguagem de design “Modern Solid”, com uma postura elevada e uma assinatura de iluminação LED distinta. No geral, o EV parece uma versão “bebé” do Skoda Vision 7S Concept de 2022. A versão que agora surge é pintada num tom Branco Lua com discretos detalhes em laranja e é montada em jantes de liga leve futuristas de três raios.

A Skoda afirma que o EV oferecerá uma “quantidade épica de espaço” no seu habitáculo de cinco lugares, com uma bagageira de 490 litros. A peça central do painel de instrumentos minimalista é o grande ecrã tátil de infoentretenimento independente, ao qual se junta um painel de instrumentos digital muito mais pequeno. Outros destaques incluem o volante futurista de dois raios com botões integrados, as saídas de ar ultra-finas e o compartimento de arrumação por baixo de um grupo de botões físicos na consola central. Em linha com a estratégia futura da Skoda, espera-se uma utilização alargada de materiais sustentáveis em todo o interior.