Tecnologia do Toyota Mirai ilumina a Torre Eiffel de forma sustentável

27/05/2021

Na noite de 25 de maio, a Torre Eiffel passou por mais um momento histórico nos seus 132 anos. O icónico marco parisiense foi iluminado a verde de forma sustentável, integrado no evento “Paris de l’hydrogène”, organizado pelo Energy Observer.

A luz verde simboliza o hidrogénio verde renovável certificado, o mesmo combustível que alimenta a pilha de combustível Toyota (usada no novo Toyota Mirai), que alimenta o gerador de hidrogénio GEH2®, desenvolvido pela EODev (Energy Observer Developments), e por sua vez fornece energia à iluminação do monumento.

Este gerador também alimenta a exposição “Energy Observer vilage”, que decorre na base da Torre Eiffel durante este evento. Nesta exposição, as empresas que fornecem energia a hidrogénio e soluções de mobilidade, têm expostos os veículos e aplicações, demonstrando o potencial desta tecnologia com uma perspetiva sustentável e inovadora sobre o ambiente e as cidades do futuro.

Existem ainda em exposição múltiplas aplicações que utilizam a tecnologia da pilha de combustível de hidrogénio Toyota, incluindo o novo Mirai, produzido pela Portuguesa CaetanoBus e o extensor de alcance marítimo REXH2® e o gerador GEH2® desenvolvido com EODev.

Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe referiu que “A tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio desempenhará um papel fundamental para permitir à Toyota alcançar o seu objetivo de Neutralidade Carbónica até 2050. Este compromisso foi assumido em 2015 quando anunciámos o nosso Desafio Ambiental de 2050 e lançámos o Mirai – o primeiro veículo do mundo a pilha de combustível produzido em massa.

Acreditamos também que a tecnologia da pilha de combustível desempenhará um papel vital na conquista da neutralidade carbónica em todo o ecossistema global de transportes – não apenas no setor automóvel, mas também nos setores dos autocarros, camiões, caminhos-de-ferro, aviação, marítimo e estacionário”.