Tesla comercializa versão van do Model Y em França

08/03/2024

A Tesla acaba de lançar uma versão de dois lugares do Model Y que só pode ser adquirido em França.

 

O país tem leis fiscais específicas que se aplicam a veículos com quatro ou mais lugares e uma nova variante do Model Y contorna essas taxas ao eliminar o banco traseiro. Destinado às empresas, este novo Modelo Y oferece também uma maior autonomia.

A Tesla desenvolveu um Model Y de 2 lugares com uma capacidade de carga de 2.158 litros e uma autonomia de até 565 km (ciclo WLTP). Este modelo é elegível para a tributação de veículos comerciais no país.

O país tem cerca de 6,3 milhões de veículos utilitários a circular e a maioria funciona a gasóleo. A Tesla espera que o Model Y de dois lugares entre nesse mercado. Esta solução ecológica e eficiente oferece uma alternativa adicional à mobilidade profissional, seja para o transporte de mercadorias ou como veículo de intervenção de publicidade.

Em França, a maioria dos veículos está sujeita a um imposto de 20 por cento. Os que têm apenas dois ou três lugares não estão sujeitos à mesma taxa de imposto, pelo que uma empresa pode poupar milhares de euros. Isto não é muito diferente das várias marcas e modelos que contornam outras leis fiscais europeias fazendo essencialmente a mesma coisa. Fazer um veículo utilitário a partir do que seria um veículo de quatro lugares é muito mais comum nesse país.