Conduzir um Bentley é um deleite, um momento de qualidade que não está ao alcance de todos, mas a verdade é que que pode ser concretizado por cada vez mais pessoas. Ao contrário de um Lamborghini ou de um Ferrari, qualquer modelo da Bentley pode ser conduzido no dia-a-dia com facilidade, ergonomia e conforto. Verdade que continuam a não ser automóveis para a carteira do comum dos mortais, mas, felizmente, continuam a ser automóveis com grandes motores a gasolina, e só isso já é muito bom.
O Continental GT Coupé é o mais mediático duas portas da marca britânica com alguns anos de ativo e uma popularidade elevada. Foi lançado em 2003 e desde então tem evoluído, sem perder as suas caraterísticas fundamentais: classe, conforto, requinte, qualidade e… potência.

Ajuda Porsche
O Bentley Continental GT Coupé V8 Azur que tivemos oportunidade de ensaiar é o “model year” de 2023 da geração lançada em 2020, que utiliza uma boa parte do chassis do Porsche Panamera, ao invés de uma plataforma Audi, como sucedia com o modelo anterior. Isto significa que a premissa principal era desenvolver um automóvel com um comportamento mais dinâmico do que aquele que tinha até então e que era um dos pontos mais criticados deste modelo.
Com esta ideia na mente, é fácil adivinhar que a Bentley não ficaria por aí e que acabaria por aproveitar o resto dos elementos encarregados de colocar no asfalto toda a potência do motor. Referimo-nos ao esquema de suspensões, incluindo as barras estabilizadoras ativas, mas também ao sistema de tração integral inteligente e até à caixa de velocidades automática de oito relações, que agora é de dupla embraiagem. É claro que os engenheiros da Bentley deram o seu toque pessoal. E o resultado? Numa só palavra: im-pre-ssi-o-nan-te! Que forma de curvar, que tração, que maneira de abordar as curvas uma atrás da outra… Convém relembrar que estamos perante um automóvel que mede 4,850 mm de comprimento, 2187 mm de largura e 1405 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2851 mm. Pesa 2165 kg (menos 305 kg que o anterior) e na verdade o seu habitat natural serão sempre as estradas mais largas, amplas, com várias faixas e poucas curvas.

V8 para os sentidos
O motor V8 também foi trabalhado e saiu da imaginação da Porsche (é o mesmo do Panamera Turbo). A partir de uma cilindrada de 3993 cc, este motor foi melhorado com detalhes técnicos, como um turbo duplo posicionado entre as duas bancadas de cilindros e um sistema de desativação de quatro cilindros para poupar combustível nos momentos em que se exerce pouca pressão no acelerador. Se não soubéssemos da existência do sistema, nem sentiríamos quando funcionam os 4 ou os 8 cilindros. Mas, na verdade, quando se pisa o acelerador, aí sim. O som grave e rouco, apenas mitigado pelo cuidado isolamento do habitáculo, nos diz que algo de muito sério está a acontecer debaixo do capô. E não é só o som que nos levanta os pelos dos braços. O motor do Continental GT V8 entrega às quatro rodas 550 CV de potência às 6000 rpm e 770 Nm de binário disponíveis entre as 2000 e as 4000 rpm. Assim, o apreciado Coupé britânico chega dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos e alcança os 318 km/h de velocidade máxima, e estamos em condições de garantir ao leitor que alcança este valor de forma rápida. Para alimentar tanto cavalo é preciso combustível, no caso gasolina, que, ainda assim, não será tanta como se poderia pensar. É possível alcançar valores de 14 l/100 km, isto a andar de forma serena e suave. Numa condução mais agressiva, os números sobem bastante, o que é normal, sempre estamos na presença de um V8 bem potenciado.

Luxo e requinte
A conclusão, depois de uma horas aos comandos deste GT, e nem vale a pena falar no preço, é a de que este é um dos melhores do mercado. Não porque seja o mais rápido, o mais dinâmico, ou o mais luxuoso, mas pela envolvência de um conjunto completo que deixa qualquer um a sonhar.
Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto
Bentley Continental GT V8 Azure
- TIPO DE MOTOR Gasolina, 8 cilindros em V, turbo
- CILINDRADA 3993 cm3
- POTENCIA 550 CV às 6000 rpm
- BINÁRIO MÁXIMO 770 Nm entre as 2000 e as 4000 rpm
- TRANSMISSÃO Integral, Dupla embraiagem, 8 vel.
- VELOCIDADE MÁXIMA 318 km/h
- ACELERAÇÃO 4,0 s (0 a 100 km/h)
- CONSUMO (WLTP) 12,1 l/100 km
- EMISSÕES CO2 (WLTP) 275 g/km CO2
- DIMENSÕES (C/L/A) 4850/1954/1405 mm
- PNEUS 295/30 R22 – 315/30 R22 (fr-tr)
- PESO 2165 kg
- BAGAGEIRA 358 litros
- PREÇO 320 388 €
- GAMA DESDE 273 875 €
- IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 964,27 €