É inaugurado esta sexta-feira um posto de carregamento ultrarrápido em Castelo Branco.
O posto localiza-se na Rua João Evangelista, junto ao nº 41. Usando a app miio, este é o link.
O posto terá as cores da Iberdrola, mas representa um investimento da Mobi.e.
O primeiro de 12 ultrarrápidos pagos pela Mobi.e
De resto, trata-se do primeiro de um conjunto de 12 carregadores ultrarrápidos cuja instalação a entidade gestora da mobilidade elétrica se propõe custear no país até ao final do ano e que resulta de um protocolo assinado com o Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.
ESSES 12 PONTOS ULTRARRÁPIDOS REPRESENTAM UM INVESTIMENTO TOTALMENTE PÚBLICO DE UM MILHÃO DE EUROS.A novidade foi dada por Luís Barroso (presidente da Mobi.e) e Alexandre Videira (vogal do conselho de administração da Mobi.e) numa conferência de imprensa online em que foi feito um ponto de situação sobre a realidade da mobilidade elétrica em Portugal.
160 kW de potência DC
O posto de Castelo Branco terá 160 kW de potência, o que significa que para um automóvel que consiga aproveitar toda a energia disponível nestas tomadas ultrarrápidas será possível em cinco minutos de “abastecimento” ganhar energia nas baterias para 100 km.
Os responsáveis da Mobi.e explicam que a localização escolhida (Castelo Branco) prende-se com a necessidade da entidade gestora de garantir uma maior coesão territorial ao nível dos postos ultrarrápidos. Nesse sentido, a Mobi.e investirá em zonas onde, pelo menos até agora, os operadores privados ainda não revelaram apetência para o fazer.
Assim, para além deste posto de Castelo Branco, a Mobi.e financiará a instalação de mais onze postos ultrarrápidos até ao final do ano maioritariamente em cidades do interior do país.
Crescimento mínimo de 80%
Feitas as contas, a nível nacional, em Portugal há, presentemente, 15 postos ultrarrápidos, número que, a partir de hoje, se eleva para 16 com o posto de Castelo Branco.
Os próximos dois postos ultrarrápidos a serem montados por iniciativa da Mobi.e serão em Beja e Bragança.
Os outros irão beneficiar Évora, Guarda, Portalegre, Portimão, Santarém, Setúbal, Sintra, Viana do Castelo e Vila Real.