A organização destaca a escolha do local da derradeira prova, que ainda não era conhecido até agora, pelo seu “simbolismo”: o Autódromo do Estoril “proporcionará seguramente momentos especialmente exigentes, tanto em termos de condução aos pilotos em prova, bem como à capacidade de autonomia dos diversos veículos”.
Disputada na modalidade de regularidade, tal como o restante Campeonato, esta prova, denominada “Circuito UVE” tem a particularidade de se tratar de um evento único, com a duração de 6 horas e que terá início às 10h00.
3ª etapa em novembro
Entretanto, nos dias 6 e 7 de novembro terá lugar a terceira etapa do Campeonato Portugal Novas Energias, também ela disputada numa estrada particularmente simbólica no contexto nacional: a Estrada Nacional 2.
A etapa denominada “Rota N2 Electric” na qual também só podem participar veículos 100% eléctricos, será igualmente disputada na modalidade de regularidade e levará para a mítica estrada portuguesa apenas veículos BEV (Battery Electric Vehicle).
Esta primeira edição do Campeonato Nacional de Novas Energias – que nasceu da união de esforços entre o Classic Clube de Portugal (CCP) e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) – visa, para além da componente desportiva, contribuir não apenas para consciencializar para a temática da defesa do ambiente, mas também para apresentar ao grande público as soluções de mobilidade ecológicas que já se encontram disponíveis no mercado.O CAMPEONATO NACIONAL DE NOVAS ENERGIAS 2021 JÁ TEVE DUAS ETAPAS: OEIRAS E PROENÇA-A-NOVA.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – é uma entidade de referência para os utilizadores de veículos elétricos e para os entusiastas da Mobilidade Elétrica em Portugal. Esta associação surgiu a partir da necessidade de representar oficialmente e dar voz a uma já significativa comunidade de proprietários, utilizadores e simpatizantes de veículos elétricos (VE) e híbridos plug-in em Portugal e pretende impulsionar a mobilidade elétrica através da divulgação de veículos, inovações, realização de encontros de utilizadores, participação em conferências e ações de formação sobre a mobilidade elétrica.