O Grupo Stellantis está a apostar forte na eletrificação da sua gama de modelos das suas principais marcas, desenvolvendo, ao mesmo tempo, soluções de mobilidade com hidrogénio.
Depois da Opel ter revelado o Vivaro-e Hydrogen e da Citroën ter colocado à disposição do Grupo SUEZ um ë-Jumpy Hydrogen para ensaios, é a vez da Peugeot ter feito sair da linha de montagem o irmão gémeo, o e-Expert Hydrogen.
Considerando que “é um momento histórico para a marca”, o construtor acentua o facto de se tornar num dos primeiros fabricantes a oferecer uma versão elétrica alimentada por uma pilha de combustível a hidrogénio (hydrogen fuell cell) no segmento dos veículos comerciais, em complemento às tradicionais versões térmicas e elétricas a bateria.
Vantagens da propulsão a hidrogénio
“A tecnologia elétrica alimentada a hidrogénio permite uma utilização diária intensiva sem a imobilização inerente aos carregamentos, no que é uma vantagem decisiva para os profissionais que, num mesmo dia, devem percorrer várias centenas de quilómetros em autoestrada, para depois entrar em zonas urbanas com restrições em termos de emissões. A tecnologia a hidrogénio desenvolvida pela Stellantis e implementada no nosso Peugeot e-Expert Hydrogen torna possíveis todas essas utilizações”, afirma Linda Jackson, CEO da marca Peugeot.

O PRIMEIRO CLIENTE A QUEM SERÁ ENTREGUE A PRIMEIRA VIATURA, ANTES DAS FESTIVIDADES DE FINAL DO ANO, É A WATEA BY MICHELIN, JOVEM SUBSIDIÁRIA DEDICADA A SOLUÇÕES DE MOBILIDADE VERDE, DO GRUPO MICHELIN.
O e-Expert Hydrogen tem como base o e-Expert alimentado a bateria. É produzido em França, nas instalações de Hordain (Nord, Hauts de France), sendo depois transformado na Alemanha, em Russelsheim, no centro de competências da Stellantis, dedicado à tecnologia do hidrogénio.
O novo Peugeot e-Expert Hydrogen possui uma pilha de combustível que produz a eletricidade para a propulsão do veículo, graças ao hidrogénio incorporado no depósito.
A bateria de iões de lítio de alta tensão apresenta uma capacidade de 10,5 kWh e é recarregável na rede elétrica.
O modelo tem dois comprimentos disponíveis (Standard e Long) com as mesmas características de volume de carga que as versões Diesel e a bateria elétrica.
Pilar para a transição energética
Para a Peugeot, o hidrogénio está a tornar-se num dos principais pilares da transição energética, com o anúncio de múltiplos projetos internacionais. “Na Europa, em particular, o ecossistema está a desenvolver-se e os investimentos da European Clean Hydrogen Alliance para promover esta solução estão estimados em cerca de 60 mil milhões de euros”, evidencia o construtor.
A Peugeot realça que, graças aos planos governamentais, o número de estações de hidrogénio na Europa “está constantemente a aumentar”, sendo que a marca francesa “trabalha diretamente com fornecedores de energia para disponibilizar pacotes de ofertas”.
