DS renova 3, que perde a designação Crossback

27/09/2022

Referência do seu segmento em termos de estilo, de tecnologias e de eletrificação, o DS 3 Crossback transforma-se, agora, no novo DS 3.

Carateriza-se por uma nova secção frontal, mais eficiente e dinâmica, uma gama reestruturada e atrativa, a chegada de novas tecnologias e uma nova combinação de uma máquina elétrica/bateria para a sua versão 100% elétrica, o novo DS 3 destaca-se da concorrência.
Os novos projetores LED – de série em toda a gama – apresentam um design dinâmico e dão um olhar mais incisivo ao novo DS 3, compondo-se de três módulos característicos sublinhados com um cromado acetinado.

O sistema DS MATRIX LED VISION, com uma gestão inteligente e automática da iluminação, garante o máximo conforto e segurança, estando disponível como opcional. As novas luzes diurnas apresentam duas barras de LED dispostas verticalmente em ambos os lados da frente, para uma assinatura distinta e alargada, consistente com os mais recentes códigos estilísticos da marca DS Automobiles.

Os novos pára-choques e grelha foram completamente redesenhados para otimizar o desempenho aerodinâmico do veículo. Os aerofólios, que enquadram a grelha inferior de entrada de ar, demonstram esta nova eficiência. A DS Automobiles apresenta os novos DS 3 com três tipos diferentes de motores: elétrico, a gasolina e diesel.

Assim, recebe um novo motor elétrico (que é montado em Trémery-Metz), um redutor (produzido em Valenciennes) e uma nova bateria (montada em Poissy) para registar ganhos em potência e em autonomia.
A nova máquina elétrica híbrida síncrona (HSM) aproveita o savoir-faire adquirido na Fórmula E para alcançar uma elevada eficiência. Fornece uma potência de 115 kW (156 CV) e um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. A nova bateria de 54 kWh (50,8 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquidos e de uma bomba de calor, permitindo carregamentos rápidos, uma melhor autonomia e uma vida útil da bateria de maior duração. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW de corrente contínua (0 a 80% em 25 minutos) e 11 kW de corrente alterna (0 a 100% em 5 horas).

O novo DS 3 E-TENSE alcança uma autonomia máxima de 402 km, segundo o ciclo combinado WLTP (12,6 kWh / 100 km) e mais de 500 km em condições urbanas, graças à eficiência da máquina elétrica, à sua capacidade de recuperação de energia.
Também está disponível com dois motores a gasolina: PureTech 100, com caixa manual de 6 velocidades, e PureTech 130, com caixa automática de 8 velocidades. Também no catálogo está um motor diesel BlueHDi 130 acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Nestas três definições térmicas, estes motores cumprem as mais recentes normas antipoluição.