Pela primeira vez em Portugal, num mês, as vendas acumuladas dos ligeiros de passageiros 100% Elétricos e híbridos Plug-in superaram os veículos a gasóleo.
Novembro de 2021 entra para a história do setor automóvel em Portugal, pois pela primeira vez, na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, as vendas dos veículos 100% elétricos e os híbridos Plug-in (PHEV) superaram, num mês, os veículos com motores a gasóleo.
A conclusão é da UVE – associação de Utilizadores de Veículos Elétricos que analisou os números das vendas e concluiu que, no mês de novembro os elétricos e os PHEV juntos tiveram um peso de 18,1% nas vendas de viaturas novas, ao passo que os veículos Diesel representaram 17,7%.
“Este mês de novembro, o valor das vendas de Veículos Elétricos (BEV+PHEV) atingiu um novo máximo, com 3.618 viaturas vendidas, sendo que se ultrapassaram as duas mil unidades de viaturas 100% elétricas vendidas, com 2.165 veículos deste tipo! A quantidade de veículos híbridos plug-in (PHEV) novos continua estável, tendo sido vendidos 1.453 veículos em novembro”, indica a UVE.
“SEM DÚVIDA QUE 2021 ESTÁ A SER UM ANO DE GRANDE ACELERAÇÃO NA ESCOLHA DA AQUISIÇÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO NA ALTURA DA AQUISIÇÃO DE VIATURAS NOVAS”, FRISA A UVE.
Em valores acumulados de janeiro a novembro, o valor de 26.340 veículos BEV + PHEV aproxima-se da fasquia dos 30.000 veículos BEV + PHEV vendidos num só ano em Portugal, “o que, a concretizar-se, será o maior valor de sempre”, aponta a associação.
De janeiro a novembro, considerando todas as categorias de 100% elétricos, foram comercializados 11.972 veículos, ao passo que dos PHEV se vendceram 14.368, avança a UVE.
Olhando para os BEV, “a maior oferta de modelos 100% elétricos – com mais de 120 modelos – atualmente já disponíveis, veio acelerar a procura por esta categoria de veículos elétricos, em detrimento dos híbridos plug-in claramente a perderem protagonismo, embora ainda possam ser a porta de entrada para a mobilidade 100% elétrica. O futuro cada vez mais próximo será dos Veículos 100% Elétricos, como iremos seguramente constatar nos próximos anos”, declara a UVE na sua análise.
Relativamente aos veículos 100% elétricos, em termos homólogos, novembro trouxe um aumento das vendas de 160,5%, informa a UVE: “Em novembro de 2020, o aumento já tinha sido de 83,7% relativamente a 2019, o que acentua claramente a cada vez maior procura e interesse pelos veículos 100% elétricos”.
No acumulado do ano de 2021 as vendas dos 100% Elétricos registaram uma variação homóloga de 72,9%, um aumento ainda mais acentuado face aos 45,7% que já se tinham verificado em 2020 face a 2019, indica ainda a associação.
AS ANÁLISES MENSAIS AOS VALORES DE 2021 CONTINUAM A CONFIRMAR A TENDÊNCIA DE QUE A ELETRIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS ESTÁ A DECORRER A UM RITMO ACELERADO.
“O próximo mês será importante para fechar um ano extremamente positivo para a mobilidade elétrica e permitirá traçar objetivos ainda mais ambiciosos para 2022, visto que a oferta comercial das várias categorias de veículos (ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias) está a aumentar significativamente”, conclui a UVE.