ERSE aprova redução de tarifas de 4,2% na mobilidade elétrica em 2024

17/12/2023

Depois de uma redução de 12% em 2023, as tarifas para a mobilidade elétrica vão baixar 4,2% no próximo ano.

 

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou a redução das tarifas, para 2024, de 4,2% para comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e aos operadores de ponto de carregamento (OPC) para os veículos elétricos.

Num comunicado, a entidade deu conta da sua decisão final, mantendo a proposta que tinha divulgado em outubro.

O Regulamento da Mobilidade Elétrica é o n.º 854/2019, de 4 de novembro, alterado pelo Regulamento n.º 103/2021, de 1 de fevereiro, e pelo Regulamento n.º 785/2021, de 23 de agosto de 2021, que aprovou o Regulamento Tarifário, cuja redação atual foi aprovada pelo Regulamento n.º 828/2023, de 28 de julho.

O Regulamento da Mobilidade Elétrica estabelece as seguintes tarifas da EGME (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica), cuja fixação compete à ERSE: Tarifa da EGME aplicável aos CEME; tarifa da EGME aplicável aos Operadores de ponto de carregamento (OPC); e Tarifa da EGME aplicável aos detentores de pontos de carregamento (DPC).

Assim, “para o ano de 2024, a ERSE aprova uma redução de 4,2% das tarifas aplicáveis aos Comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e aos OPC e uma redução de 3,2% das tarifas aplicáveis aos DPC, face às tarifas praticadas no ano 2023”.

A ENTIDADE GESTORA DA REDE DE MOBILIDADE ELÉTRICA (EGME) CORRESPONDE À EMPRESA MOBI.E.

No ano de 2023, os preços das tarifas aplicáveis a CEME, OPC e DPC já tinham sido reduzidas em cerca de 12% face às tarifas praticadas no ano 2022.

Em 2021, a rede de mobilidade elétrica permitiu a realização de mais de 1,38 milhões de carregamentos, num total de 4 959 pontos de carregamento.

Em 2022, a rede de mobilidade elétrica permitiu a realização de mais de 2,20 milhões carregamentos, num total de 6 716 pontos de carregamento.

Prevê-se que em 2024 a rede de mobilidade elétrica atinja cerca de 4,98 milhões de carregamentos, representando um aumento de 33% face à estimativa de 3,69 milhões de carregamentos para o ano 2023.

A análise da ERSE, quanto aos impactes das tarifas da EGME (aplicáveis a CEME e a OPC) pela realização de carregamentos na rede Mobi.E, mostra que estas tarifas representarão entre 10% e 11% do preço final pago pelos UVE em 2024.

A figura seguinte apresenta um exemplo de desagregação dos custos por distância percorrida de um carregamento-tipo de 9,5 kWh/carregamento na rede de mobilidade elétrica.

Exemplo para um cenário de 9,5 kWh/carregamento, em pontos de carregamento com entrega da rede elétrica em baixa tensão,
tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um
consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico.