A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou a redução das tarifas, para 2024, de 4,2% para comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e aos operadores de ponto de carregamento (OPC) para os veículos elétricos.
Num comunicado, a entidade deu conta da sua decisão final, mantendo a proposta que tinha divulgado em outubro.
O Regulamento da Mobilidade Elétrica estabelece as seguintes tarifas da EGME (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica), cuja fixação compete à ERSE: Tarifa da EGME aplicável aos CEME; tarifa da EGME aplicável aos Operadores de ponto de carregamento (OPC); e Tarifa da EGME aplicável aos detentores de pontos de carregamento (DPC).O Regulamento da Mobilidade Elétrica é o n.º 854/2019, de 4 de novembro, alterado pelo Regulamento n.º 103/2021, de 1 de fevereiro, e pelo Regulamento n.º 785/2021, de 23 de agosto de 2021, que aprovou o Regulamento Tarifário, cuja redação atual foi aprovada pelo Regulamento n.º 828/2023, de 28 de julho.
Assim, “para o ano de 2024, a ERSE aprova uma redução de 4,2% das tarifas aplicáveis aos Comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e aos OPC e uma redução de 3,2% das tarifas aplicáveis aos DPC, face às tarifas praticadas no ano 2023”.
A ENTIDADE GESTORA DA REDE DE MOBILIDADE ELÉTRICA (EGME) CORRESPONDE À EMPRESA MOBI.E.
No ano de 2023, os preços das tarifas aplicáveis a CEME, OPC e DPC já tinham sido reduzidas em cerca de 12% face às tarifas praticadas no ano 2022.
Em 2021, a rede de mobilidade elétrica permitiu a realização de mais de 1,38 milhões de carregamentos, num total de 4 959 pontos de carregamento.
Prevê-se que em 2024 a rede de mobilidade elétrica atinja cerca de 4,98 milhões de carregamentos, representando um aumento de 33% face à estimativa de 3,69 milhões de carregamentos para o ano 2023.
A análise da ERSE, quanto aos impactes das tarifas da EGME (aplicáveis a CEME e a OPC) pela realização de carregamentos na rede Mobi.E, mostra que estas tarifas representarão entre 10% e 11% do preço final pago pelos UVE em 2024.
A figura seguinte apresenta um exemplo de desagregação dos custos por distância percorrida de um carregamento-tipo de 9,5 kWh/carregamento na rede de mobilidade elétrica.
tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um
consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico.