25 factos sobre o Pontiac Firebird que qualquer entusiasta deveria saber

07/04/2019

John DeLorean, que antes de formar a sua marca, trabalhou muitos anos na General Motors, queria que a Pontiac tivesse um automóvel desportivo puro e por isso desenvolveu os protótipos Banshee. No entanto, a General Motors não avançou com esse projecto, pois queria proteger o Chevrolet Corvette e, além do mais, queria mais um rival do Ford Mustang, com base no Chevrolet Camaro. Seis meses após o lançamento do Camaro, é lançado o Pontiac Firebird, que se tornou num sucesso imediato. O Pontiac Firebird esteve em produção durante 35 anos, ao longo de quatro gerações, tornando-se um modelo icónico da indústria automóvel americana. Apresentamos 25 factos importantes sobre o Pontiac Firebird que qualquer entusiasta deveria saber.

O primeiro Firebird Trans Am

A Pontiac apresentou o Firebird Trans Am, juntamente com o Pontiac GTO The Judge, a 8 de Dezembro de 1967, na pista Riverside Raceway. O Firebird Trans Am combinava elementos do Firebird 400 e do Pontiac Firebird Sprint Turismo Prototype. Chegou aos concessionários em 1968, como modelo de 1969, com motor V8 de 6,5L. Todos eles tinham pintura branca com riscas azuis. Além disso, tinha duas entradas de ar no capô, saídas de ar nos guarda lamas e um spoiler traseiro desenhado por Gene Winfield e Harry Bradley. O Firebird Trans Am custava mais 724,60$ e a GM produziu 697 exemplares desta primeira série, incluindo 55 com a opção de motor Ram Air IV.

O Firebird Trans Am mais raro

O Pontiac Firebird Trans Am mais raro é o Pontiac Firebird Convertible Trans Am de 1969. A Pontiac somente produziu oito exemplares, todos equipados com o motor 400 HO, de 6,5L e 335cv. Quatro tinham caixa de quatro velocidades. Actualmente, em estado de concurso, um exemplar destes supera um milhão de dólares.

O primeiro Firebird com motor Chevrolet

A Pontiac começou a oferecer motores Chevrolet no Firebird, em 1970, como motor de base. O motor de seis cilindros em linha, tinha 4,1L, que era montado em modelos da GM desde os anos 20, debitava 155cv, passando para os 145cv em 1971 e somente 100cv de 1973 a 1976. Em 1977 foi substituído pelo motor Buick V6.

O primeiro Firebird com jantes de 15”

Apesar do Chevrolet Camaro Z/28 ter jantes de 15” desde 1967, o Firebird só recebeu essa medida a partir de 1970, com a introdução das jantes Rally II, de série no Trans Am.

O primeiro Firebird com o “Firebird” desenhado no capot

Apesar dos designers da Pontiac, Bill Porter e Norm Inouye, terem criado o decalque do Firebird em 1970, a Pontiac só começou a lançar nos modelos em 1973, a pedido do designer John Schinella. Assim, os compradores poderiam adquirir como opção, com o código WW7, por mais 55$. Pouco tempo depois, começou a ser apelidado de “The Screaming Chicken”. Este desenho tornou-se icónico até 1981, voltando na terceira geração do Firebird Trans Am, como opção de 1985 a 1987.

O primeiro Firebird com pneus radiais

Em 1973, os Firebird com o Optional Handling Package, poderia vir com pneus Firestone radiais, por mais 59$, ou com 79$ com o pneu suplente igual. Os pneus na medida GR70-15 eram montados nas jantes de 7” de largura. No ano seguinte, os pneus radiais passar a estar disponíveis nos Trans Am com o Radial Tuned Suspension e em 1975 todos os Firebird passam a montar pneus radiais.

O Firebird com maior valor, sem ser Trans Am

Em 1973 e 1974, a Pontiac vendia, em conjunto com o Trans Am, o Firebird Formula com o motor Super Duty 455. Esse motor produzia 310cv, passando, em 1974 para os 290cv. Somente 43 exemplares foram construídos em 1973 e 58 em 1974. Utilizava alguns componentes do Trans Am, como a entrada de ar no capô e o spoiler traseiro.

O primeiro Firebird com T-Top

Apesar da General Motors oferecer T-Tops nos Corvette desde 1968, só em 1976 é que estes passaram a estar disponíveis nos Firebird. Todos os Firebird Black and Gold Limited Edition, que comemoravam os 50 anos da Pontiac, deveriam sair de fábrica com tejadilhos amovíveis da Hurst, mas devido a problemas na produção, somente 643 exemplares dos 2590, tiveram os dois painéis amovíveis.

A primeira série especial Black and Gold

A Pontiac criou esta série especial, para comemorar os 50 anos da marca, sendo apresentada no Salão de Chicago de 1976. Esta combinação de preto e dourado, esteve disponível ao longo do ano de 1976, com o código Y82. A criação desta edição especial foi da autoria do designer John Schinella, indo buscar inspiração à decoração John Player Special dos Lotus de Fórmula 1. Esta cor passou a estar disponível nos Firebird Trans Am até 1981.

O primeiro Firebird com jantes em alumínio

As primeiras jantes de alumínio da Pontiac tinham alguns aspectos incomuns, como oito furos para apertar no cubo, beira em aço e tambor de travão integrado, sendo vendidas de 1960 a 1969. O Firebird só recebeu jantes em alumínio em 1977, quando laçou as jantes “Snowflake” de 15×7” no Firebird Trans Am. Estas substituíram as anteriores jantes Rally II e as “Honeycomb”.

O primeiro Pontiac Firebird WS6

A Pontiac introduziu o primeiro extra WS6 Special Performance Package no Firebird Trans Am em 1978, que custava 328$. Este pacote mudava as jantes para 15×8”, ao invés das 15×7”, pneus mais largos e uma barra estabilizadora traseira mais robusta. O WS6 continuou disponível por muitos anos, inclusivamente existindo na segunda e terceira geração e era de série nos Firebird Formula e Firebird Trans Am GTA, de 1987. Aquando da introdução de quarta geração, em 1992, este pacote foi descontinuado, tendo voltado em 1996, com uma grande entrada de ar no capot, e continuou disponível até ao último Firebird sair da fábrica de Detroit, em 2002.

O primeiro Firebird com travões de disco nas quatro rodas

Com o pacote WS6, de 1979, foi introduzido pela primeira vez no Firebird travões de disco nas quatro rodas, aumentando o valor deste para os 434$. Posteriormente, por mais 150$, poderia-se adquirir travagem de disco nas quatro rodas nos Firebird Formula e Trans Am, equipados com o motor L37 V8 de 4,9L. Este extra tinha o código J-65.

O melhor ano de sempre do Firebird

O ano em que o Firebird mais vendeu foi em 1979, com 211.454 exemplares vendidos. Esse mesmo ano foi também o melhor, no que aos Firebird Trans Am se refere, com 117.109 exemplares vendidos.

O primeiro Firebird com motor Oldsmobile

A Pontiac vendeu, em 1977, o Firebird com motor Oldsmobile, de 5,7L com 170cv, para a Califórnia e marcados de alta altitude. Em 1979, um motor Oldsmobile, mas agora de 6,6L com 185cv, foi montado no Firebird Trans Am.

O primeiro Firebird com motor Buick

O primeiro Firebird com motor Buick esteve no mercado de 1977 a 1981. Utilizava um motor Buick V6 de 3,8L, como motor base do modelo Firebird, desenvolvendo somente 105cv. Mas o Firebird com motor Buick mais interessante era o Firebird Trans Am Turbo 20th Anniversary Indianapolis 500 Pace Car, de 1989, que utilizava o motor Buick V6 de 3,8L com turbo, o mesmo que equipava o Buick GNX, para desenvolver 245cv. A Pontiac só vendeu 1500 unidades com este motor, sendo o Firebird mais rápido até essa data.

O primeiro Firebird Indy Pace Car

O primeiro Firebird Indy Pace Car foi em 1980, com um Trans Am Turbo, com uma pintura branca e apontamentos em cinza. A Pontiac vendeu 5.700 réplicas deste modelo, todos com T-Top e o pacote WS6. O Firebird só seria usado mais uma vez como Indy Pace Car, em 1989.

O primeiro Firebird 1LE

O pacote 1LE é mais associado ao Chevrolet Camaro, mas a Pontiac também ofereceu este extra nos Firebird, lançado em 1988, nos Firebird Formula e Trans Am. Este pacote permitia ao Firebird poder competir no campeonato SCCA Showroom Stock e incluía travões maiores, suspensão mais firme, eixo de transmissão mais leve em alumínio, tanque de combustível especial, para evitar movimentos bruscos do líquido ao curvar, entre outras modificações. O ar condicionado não estava disponível nesta versão, pois era uma versão focada para pista. Actualmente, os Firebird 1LE são extremamente raros.

O primeiro Firebird com jantes de 16”

Foi preciso 14 anos para o Pontiac Firebird subir das jantes de 15” para as 16”, que eram de série nas 1500 unidades da edição especial Firebird Trans Am 15th Anniversary de 1984. Os pneus montados eram Goodyear Gatorbacks, na medida 245/50R16. Estas jantes seriam depois introduzidas no ano seguinte, no pacote WS6 e passaram a ser de série nos Firebird Formula e GTA a partir de 1987.

O primeiro Firebird com airbag

O Pontiac Firebird recebeu airbags em 1990, com a Pontiac a ter de desenhar uma nova coluna de direcção e um novo volante, com os botões da buzina de lado. Como curiosidade, a GM na época era detentora da marca Lotus e o mesmo volante e airbag, apareceram nos Lotus Esprit.

O pior ano de vendas do Firebird

O ano de 1993 foi o pior para o Firebird, devido ao lançamento lento da quarta geração. Nesse ano, somente 14.112 exemplares foram vendidos. Desses 5.005 eram Firebird base, 3.986 eram Firebird Formula e 5.121 eram Firebird Trans Am. No ano seguinte, as vendas triplicaram, com mais de 46.000 exemplares vendidos.

O primeiro Firebird com jantes de 17”

Em 1996 a Pontiac reintroduziu o pacote WS6 Performance Package por um acréscimo de 2.995$. Com o WS6 o Firebird recebia uma suspensão mais firme, barras estabilizadoras maiores e as jantes em alumínio de 17×8” de cinco raios com pneus 275/40ZR17. Além disso, vinha também com Ram Air, que fazia o motor LT1 de 5,7L a debitar 305cv.

O primeiro Firebird com motor LS

A GM lançou o motor LS no Chevrolet Corvette em 1997, instalando-o no ano seguinte no Firebird Trans Am. Este substituiu o motor Small Block LT1 Gen II que equipava os Firebird Trans Am e Formula. O motor LS passou a debitar 305 cv e poderia vir com caixa manual de seis relações.

O primeiro Firebird com mais 400 cv

Apesar de haver vários modelos do Chevrolet Camaro a fazer potências a norte dos 400 cv, a GM nunca implementou esta potência no Pontiac Firebird.

O Firebird mais potente de sempre

Quando se trata de potência de fábrica, o Firebird mais potente de sempre era o Trans Am com a opção de motor Ram Air IV. O motor V8 de 6,5L desenvolvia 345cv às 5400rpm. No entanto, a nível oficial, mas não de fábrica, existiu uma versão de 1991, que com o extra B4U, que tornava o Firebird Formula no SLP Firehawk, com o motor V8 L98 de 5,7L modificado pela Street Legal Performance, debitava 360 cv. Somente 25 automóveis foram construídos.

O Firebird mais lento

Já que se fala de potência, convém também fazer referência ao Firebird mais lento. Apesar de existirem vários, que as performances ficavam muito aquém do esperado, os piores eram sem dúvida os Firebird com motores de quatro cilindros produzidos em 1985. O motor LQ9 de 2.5L produzia somente 88 cv.