A sagrada Flaminia: A versão Sport Zagato

13/05/2019

Pinin Farina, Touring ou Zagato? Três estilistas, três versões do coupé Flaminia à escolha do cliente e que são apresentadas simultaneamente no Salão de Turim de 1958. A primeira, mais estatutária e muito semelhante à berlina; a segunda, mais “gran turismo”; e a terceira versão, mais desportiva e que nos interessa aqui hoje, o Sport Zagato.

Se a Touring fez um coupé mais leve graças à estrutura “Superleggera”, a Zagato propõe uma abordagem mais radical e desportiva, com uma carroçaria específica em alumínio e com menos luxo, o que lhe permite reduzir o peso para 1260 kg (contra 1320 kg para o coupé Touring). Destacam-se ainda a dupla bossagem do tejadilho, tipicamente Zagato, e a frente mais afinada, que será retocada no ano seguinte com faróis na vertical. Mecanicamente, não há diferenças assinaláveis em relação aos outros coupés da gama Flaminia, trata-se do mesmo V6 2458 cm3 de 119 cavalos. Serão produzidos apenas 99 exemplares da primeira série do Flaminia Sport Zagato, até Novembro de 1959.

No salão de Turim de 1961 é apresentado o Flaminia Sport Zagato 2.5 3C, com uma evolução do motor que passa a ter três carburadores duplos Weber (carburador triplo Solex para o coupé Pinin Farina) permitindo a obtenção de 140 cavalos de potência.

Dois anos depois, nova evolução, com um aumento da cilindrada para 2775 cm3. A potência do agora Flaminia Sport Zagato 2.8 3C passa para 146 cavalos o que lhe permite aproximar-se dos 200 km/h.

Em Novembro de 1964 é apresentada a última evolução do coupé Zagato, o Flaminia Super Sport Zagato. O motor é o mesmo, mas é alimentado por novos carburadores Weber que lhe permite obter a potência de 152 cavalos. O Flaminia Super Sport torna-se também o primeiro Lancia a ultrapassar os 200 km/h. Esteticamente o Super Sport, também sofre algumas alterações, desenhadas por Ercole Spada, com uma parte traseira troncada e uma frente mais agressiva. Foram construídos cerca de 187 exemplares desta versão, que será a última, pois a produção cessa em 1967.

O Sport Zagato é portanto a versão mais desportiva dos coupés Flaminia. Mas não obstante a denominação “Sport”, não se pode dizer que se trata de um carro de corrida ou mesmo de um desportivo comparável a um Ferrari. O palmarés do Flaminia Sport Zagato em competição é praticamente inexistente, a não ser em corridas de gentleman driver. Porque era precisamente este o condutor do Flaminia Sport Zagato, à semelhança de Marcello Mastroiani, ícone do cinema italiano e também proprietário de um Super Sport Zagato.

Todos os Flaminia são altamente desejáveis. A berlina, que era o automóvel italiano mais luxuoso antes do Maserati Quattroporte; o coupé Pinin Farina, com as sua elegância barroca e o seu conforto; o coupé Touring, expoente máximo da filosofia gran turismo. Mas o Sport Zagato, pela sua raridade, pela sua hábil conjugação entre desporto e glamour, tem tudo para ser o santo graal de qualquer lancista…

Bruno Machado / Jornal dos Clássicos

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