Este prémio tem um duplo significado histórico, uma vez que – além de constituir a primeira edição deste concurso – foi o 300º prémio ganho pelo famoso coleccionador Corrado Lopresto.
Um distinto painel de conhecedores do sector automóvel, incluindo o Presidente do Júri Stefano Pasini, autor de renome de mais de 30 livros sobre automóveis, o Eng. Lorenzo Ramaciotti, antigo chefe de design da Pininfarina e Presidente do Concurso de Elegância de Villa d’Este, bem como o Dr. Gianni Mercatali e a Dra. Alessandra Giorgetti, figuras estimadas em júris automóveis globais, deliberaram meticulosamente no cenário opulento do Comboio Real do Palazzo di Varignana, para seleccionar os vencedores em cada categoria.
Os juízes destacaram o Alfa Romeo 6C 2500 S Berlinetta Touring de 1939 pelo seu design inigualável, pela sua rica história e por ter sido alvo de um restauro meticuloso que permite agora aos admiradores contemplar o automóvel em condições imaculadas, o qual se encontra completo com o seu documento de registo e matrícula originais, revelando antigos proprietários ilustres como o Príncipe Caetani. O automóvel ficou em primeiro lugar entre os 23 veículos cuidadosamente seleccionados em exposição, com histórias ricas e designs extraordinários, provenientes de todo o mundo automóvel.
Aquando da entrega do prémido, Corrado Lopresto expressou a sua profunda emoção, afirmando que “Ganhar o Best in Show é o sonho de todos. Estou muito satisfeito por ter participado na edição ‘número zero’ de um evento que espero que se torne um marco na temporada internacional de competições de elegância.”O Alfa Romeo 6C 2500 S Berlinetta Touring também conquistou o primeiro lugar na classe “Pre-War Elegance” (Elegância Pré-Guerra), partilhando as atenções com outros vencedores excepcionais. Entre eles, destaca-se o Alfa Romeo 6C 1750 SS de 1929, conduzido por Luca Patron, que triunfou na classe “Heroic Races” (Corridas Heróicas) – um veículo que se crê ser um dos últimos quatro Alfa Romeo fabricados pelo construtor de carroçarias inglês James Young.
Na classe “Italian Fine Gems” (Joias Italianas), o destaque foi para um deslumbrante FIAT 1100 E Vistotal de 1950 de Silvia Nicolis, proveniente do Museu Nicolis de Verona. Esta criação feita à medida pela Carrozzeria Castagna de Milão, tinha pormenores intrincados, como um volante em plexiglass transparente e o pára-brisas panorâmico “Vistotal”, a exemplificar na perfeição o estilo dos anos 1930.
O troféu “Great Class Sports Car” (Automóvel Desportivo de Grande Classe) foi conquistado pelo Ferrari 250 GT Lusso 1963 de Andrea Baroni, que ultrapassou os rivais com o seu fascínio e elegância.
Na categoria “Grit & Style” (Garra e Estilo), destacou-se o Lancia Aurelia B24 Spider de 1955, propriedade de Gianmarco Rossi, que se distingue por uma rara capota rígida Pininfarina e um interior Resinflex.
O espírito do evento, encapsulado em palavras como paixão, perfeição e obsessão, ressoou durante todo o fim de semana no Palazzo di Varignana. Como salientou o Presidente do Júri, Stefano Pasini, “o automóvel é uma expressão de liberdade”, fazendo eco dos sentimentos de Enzo Ferrari.
O Palazzo di Varignana solidificou ainda mais a sua reputação como um paraíso da hospitalidade italiana e da excelência culinária, personificando a “Herança do Estilo de Vida Italiano” através do seu extraordinário e encantador cenário, numa elegante estância aninhada nas cénicas colinas bolonhesas.
Em reconhecimento deste espírito, foi ainda criado um prémio especial, o “Spirit of Varignana”, que foi atribuído ao Porsche 964 Speedster de Alessandro Maccaferri, de 1993, por ser o que melhor encarna o carácter único inspirado pelo Palazzo di Varignana e por reflectir o estilo de vida que este representa.



