Alfa Romeo Carabo: A flecha de Marcello Gandini

11/03/2021

A Bertone construiu vários protótipos com chassis Alfa Romeo, nos anos 50, entrando na era dos “automóveis de sonho” nos anos 60. Em 1968 a Bertone apresentou o Alfa Romeo Carabo, um automóvel que tinha um desenho em cunha e flecha com assinatura de Marcello Gandini, mostrado ao público no Salão de Paris desse ano, com carroçaria em alumínio. Devido a isso, este automóvel tinha o Efeito de Doppler, criado pelo nariz vermelho e a asa traseira verde. Esse design valeu-lhe o prémio da “Wedge War” em 1968.

Todo o automóvel foi desenvolvido como um projecto de desenvolvimento da aerodinâmica, já que Gandini tinha desenhado o Lamborghini Miura uns anos antes, e este levantava a frente em altas velocidades. As portas de abertura vertical, foram implementadas pela primeira vez neste protótipo, antecipando o desenho do Lamborghini Countach, lançado 4 anos depois, e muitos consideram-no mesmo como o predecessor do Countach, influenciando bastante o design dos automóveis na década seguinte.

O Alfa Romeo Carabo nunca foi desenvolvido para a produção em série, mas é totalmente funcional, apresentando funcionalidades únicas, que mais nenhum automóvel da época tinha. Este protótipo foi construído sob um chassis tubular em alumínio do Alfa Romeo 33 Stradale, com o número 750.33.109., e estava equipado com um motor 2.0L V8 16v DOHC, acoplado a uma caixa “transaxle” de 6 velocidades manual Colotti, produzindo 233cv às 8800rpm e 200Nm de binário máximo às 7000rpm, atingindo os 250km/h de velocidade máxima. Este motor tinha sido o primeiro V8 produzido pela Alfa Romeo, e desenhado por Carlo Chiti, montado centralmente no Carabo. O peso rondava os 1000Kg. Estava equipado com discos ventilados Girling e suspensão de triângulos sobrepostos nas quatro rodas.

Apenas uma unidade foi construída deste protótipo e pertence ao Museo Storico da Alfa Romeo. Um réplica foi construída, com base num De Tomaso Pantera, por Sam Foose, pai do Chip Foose, depois deste não ter conseguido adquirir o original, na altura pertencente à Bertone.

Como curiosidade, Carabo é a contracção da palavra Carabidae, que significa besouro em italiano e as cores verde e laranja do automóvel foram inspiradas no mesmo animal.