Alfa Romeo Spider que pertenceu a Muhammad Ali está à venda

28/04/2019

Muhammad Ali foi um dos melhores pugilistas de todos os tempos, tendo também uma vida activa na política, religião e música. Além disso, tinha também uma veia “petrolhead” e no mesmo dia adquiriu um Rolls-Royce Corniche e este Alfa Romeo Spider Veloce de 1976, comprado pessoalmente na European Imports, em Lake Forest, Chicago.

O pugilista teve o Alfa Spider durante alguns anos, tendo-o oferecido à sua terceira mulher, Veronica Porché, mas esta nunca o conduziu, porque não podia conduzir automóveis com caixa de velocidades manual. Devido a isso Ali ofereceu o Spider a Tim Shanahan, um grande amigo seu e da sua família. Tim ficou com o automóvel durante mais de 40 anos, estando agora à venda, com dois únicos donos, Muhammad Ali e Tim Shanahan, com toda a história reportada desde novo. O automóvel faz-se acompanhar por toda a documentação original de Ali, além de várias fotografias e um livro “Running with the Champ” escrito por Shanahan e que relata a história da compra e vida deste Spider.

O Alfa Romeo Spider de Muhammad Ali, na cor Metallic Silver e número de chassis AR115023049438 é de 1976, pertencendo à segunda série do modelo, que esteve no mercado de 1970 a 1982. Esta série, conhecida por Coda Tronca, recebeu algumas alterações de desenho, principalmente na traseira, com um estilo Kamm-tail, aumentado o espaço de bagagem. O Spider de Ali era a versão Veloce mais vitaminada, com o motor de 2.0L DOHC com injecção Spica que debita 132 cv. Este Spider foi um dos 4.530 produzidos em 1976.

Conhecido pelo seu carisma, o Alfa Romeo Spider Serie 105/115 manteve a sua produção ao longo de quase 30 anos, entre quatro séries. Este modelo foi o sucessor do Giulietta Spider e, posteriormente, passou a ser a versão descapotável do GTV e do Brera. Por debaixo da carroçaria do Spider, está praticamente um Alfa Romeo Giulia, pois utiliza o motor de quatro cilindros em linha e dupla árvore de cames à cabeça, caixa de velocidades, suspensão frontal independente, eixo traseiro e construção monocoque deste. O Spider foi apresentado no Salão de Genebra de 1966 com o Alfa Romeo Spider 1600 e seria o último projecto onde o fundador da Pininfarina, Battista “Pinin” Farina, estaria envolvido.

A Alfa Romeo vendeu mais de 130.000 exemplares do Spider, durante a sua produção de 1966 a 1993, com vários melhoramentos mecânicos e na carroçaria ao longo dos anos, mantendo-se fiel ao design original de Battista. Durante as primeiras três séries, os Spider eram produzidos na Pininfarina, em Grugliasco, passando para San Giorgio Canavese, na quarta série. Quando a produção da quarta série do Spider foi terminada, em 1993, não havia mais nenhum Alfa Romeo de tracção traseira disponível, até ao lançamento do Alfa Romeo 8C Competizione, em 2007.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.