Após 30 anos esquecida, este Pão de Forma de 23 janelas foi vendida por quase 100 mil euros

06/06/2022

A seguir ao Volkswagen Carocha, a Volkswagen Type 2, conhecida por cá como Pão de Forma, é o modelo mais icónico da marca alemã e é também o segundo modelo produzido, daí ser denominado Type 2. Este modelo assentava na mesma plataforma do Carocha com o motor boxer de quatro cilindros montado na traseira.

Ao longo dos anos, a procura por estes veículos tem aumentado, principalmente no que diz respeito aos modelos da primeira geração T1, lançada em 1950. De entre todas as versões, existem umas mais raras que outras, com os valores a subir em flecha, como é o caso deste exemplar, que é um raro modelo Samba Deluxe de 23 janelas.

A Volkswagen Samba, conhecida no mercado americano como Samba De Luxe, foi lançada em 1951 e era o modelo mais luxuoso da gama. Os primeiros exemplares contavam com 23 janelas, passando, posteriormente, para 21 janelas, pois vinham de série com oitos pequenos vidros no tejadilho. O que distingue o modelo de 23 janelas para o de 21 janelas são os dois vidros que se situam nos cantos da traseira. Todos os modelos Samba têm duas portas a meio da lateral direita, ao contrário dos restantes que têm uma porta “de correr” e poderiam vir equipadas com um grande tecto de abrir em lona.

Presente neste artigo, e como já foi dito acima, está uma rara Volkswagen Samba De Luxe de 23 janelas com tecto de lona, vendida nova nos EUA em 1957. Ficaria mais de 30 anos armazenada, até ser exportada para o Reino Unido, pelo dono do franchise da rede de restaurantes Subway no Reino Unido e Austrália.

Foi submetida a um pequeno restauro na IRVS Restoration, para poder circular, principalmente no seu motor boxer de 1,2 litros de cilindrada e 30cv de potência, mas a chapa e o interior foram mantidos intactos, como se pode comprovar pelos tapetes ainda originais.

No passado dia 15 de Maio foi levada a leilão, através da plataforma da Car & Classic, sendo vendida por 85 mil libras, mesmo a roçar os cem mil euros.