Publicidade Continue a leitura a seguir

As 8 decorações mais estranhas e originais da história da F1

Hesketh 308D (1977) Depois de se livrar do chefe Alexander Hesketh, o team manager Bubbles Horsley ficou livre para arranjar patrocinadores que a equipa precisava. Rupert Keegan apareceu com o dinheiro da revista erótica Penthouse.
Shadow DN9B (1979) O piloto holandês Jan Lammers trouxe o seu patrocinador pessoal, a tabaqueira Samson, para patrocinar a equipa britânica, na altura com problemas. Mesmo sem resultados, o agressivo leão é um dos desenhos mais icónicos da F1.
ATS D5 (1981) Músico que se tornou piloto, Slim Borgudd conseguiu chegar à F1 com uma idade quase ‘fora de prazo’, pelo que teve que pagar para correr, contando com o apoio do seu amigo Björn Ullavaeus, membro da banda sueca ABBA.
Brabham BT60B (1992) Na sua última época, a Brabham era uma equipa de fundo da tabela, necessitando de patrocinadores estranhos. Um grupo de japoneses trouxe a Yamazen e a Seikima, para esta estranha combinação de cores.
Ligier JS39 (1993) No GP do Japão, última jornada da temporada, o artista de banda desenhada Hugo Pratt criou um design exclusivo baseado no logótipo do patrocinador principal da equipa francesa, os cigarros Gitanes.
Jordan EJ198 (1998) A Jordan aproveitou a proibição de publicidade ao tabaco em alguns países e criou pinturas alternativas para dar destaque à Benson & Hedges. Em 1997, pintou uma víbora no nariz do carro, e no ano seguinte, uma vespa.
BAR 01 (1999) Em vez de patrocinar uma equipa, a British American Tobacco comprou a Tyrrell e renomeou-a BAR. A equipa queria usar uma pintura diferente em cada carro, para mostrar as duas marcas, 555 e Lucky Strike, mas a FIA não deixou.
Honda RA107 (2007) A marca japonesa tentou promover a sua imagem ecológica, pintando o carro com o planeta Terra durante a pré-época. Mas há quem diga que foi uma tentativa falhada de convencer a Google a patrocinar a equipa com o Google Earth.

Publicidade Continue a leitura a seguir

No desporto automóvel, os patrocínios são necessários para colocar projetos em ação. E cada equipa necessita de garantir o máximo de exposição para as marcas que investem no espaço publicitário que é a carroçaria. Durante a história da Fórmula 1, muitas equipas atraíram os olhares graças aos seus desenhos alternativos e fora do comum. Vale a pena recordar alguns dos mais estranhos que pisaram as pistas.