As 8 melhores transportadoras clássicas de automóveis de competição

17/03/2021

As transportadoras de automóveis de competição sempre ficaram um pouco esquecidos, até que chega a altura de perguntar, qual será a melhor combinação, entre o automóvel de competição clássico e o seu transportador? É aí que entram estes camiões transformados segundo as necessidades das suas equipas. Seguem-se oito exemplos de transportadoras clássicas de automóveis de competição.

Mercedes-Benz Blue Wonder (1955)

Este é dos transportadores mais carismático e facilmente reconhecível, sendo que, na época em que foi construído, era o caimão mais rápido do mundo. Foi construído só com um propósito, levar as Flechas de Prata para as suas provas. Mas, o que mais alta à vista, é o seu perfil esguio e um design cab-forward extremo, onde a cabine encontra-se totalmente à frente do eixo dianteiro. O motor era o mesmo do 300 SL, o seis cilindros em linha, com 3,0 litros de cilindrada e 220 cv de potência.

Fiat Bartoletti (1956)

Este Fiat Bartoletti foi encomendado pela Maserati, para transportar os seus automóveis de Fórmula 1. Foi adquirido pela equipa Scarab e, posteriormente, pelo lendário Carrol Shelby, em 1962, utilizado para transportar os Cobra Daytona até Le Mans. Foi ainda adicionado um terceiro eixo, para aumentar o poder de carga. Após o fim como transportador, passou para estrela de cinema, sendo utilizado no filme de Steve McQueen, Le Mans, como transportador de automóveis de várias equipas, sendo pintado na cor de cada equipa.

Commer TS3 Ecurie Ecosse (1960)

A equipa escocesa Ecurie Ecosse teve bastante sucesso, sendo conhecida pelos seus Jaguar D-Type. Utiliza um chassis de um autocarro Commer do Grupo Roots, equipado com um compacto motor de três cilindros diesel, com 3,2 litros de cilindrada. É capaz de transportar três automóveis, sem dúvida que fica bem em qualquer paddock de clássicos.

Volkswagen Bulli Porsche (1964)

A Fórmula V foi uma categoria do desporto automóvel que teve bastante afluência, onde os automóveis utilizavam mecânica Volkswagen, de 1.200 cc e 40 cv. Era uma categoria destinada a jovens pilotos e, como não poderia deixar de ser, a Porsche decidiu entrar no jogo. Então, para efectuar o transporte dos automóveis, a Porsche adquiriu seis Volkswagen Bulli Pickup, procedendo a algumas modificações, para os automóveis de Fórmula V poderem entrar com facilidade.

Hino KM BRE (1965)

A equipa de Peter Brock é uma das mais famosas a utilizar modelos japoneses nas provas do SCCA, com as suas cores vermelha, branca e azul. E qual a melhor combinação de competir com modelos nipónicos e ter um transportador do mesmo país? Antes de competir com os modelos da Datsun, a BRE utilizou automóveis Hino, antes desta ser absorvida pela Toyota e passar a produzir unicamente veículos pesados. Para o transporte dos automóveis a BRE utilizou um Hino KM. Estava equipado com um motor Cadillac V8.

Dodge D700 Snake & Mongoose (1967)

Os Dodge D700 Snake e Mongoose são facilmente reconhecíveis, já que foram replicados à escala pela Hot Wheels. Estes camiões transportaram os Plymouth Barracuda e Duster de Drag Racing de Don Prudhomme e Tom McEwen. Está é a combinação perfeita entre o camião Dodge e os automóveis da Mopar.

Ford Transit MK1 Joe Dunlop e Rea Racing (1976)

Esta Ford Transit transportou diversas vezes a lenda do motociclismo Joe Dunlop e as suas motos, para as provas do Isle of Man TT, pintada na característica cor branca e vermelha, com o seu primeiro patrocinador, a Rea Racing. Esta Transit foi também utilizada no documentário The Road Racers, sobra o motociclismo. Dunlop também utilizou esta carrinha para distribuir brinquedos pela Roménia, Albânia e Bósnia-Herzegovina.

Bonneville Boss (1976)

Por último, o mais extremo de todo. O Bonneville Boss foi criado para transportar o Proud American, um veículo desenvolvido para passar a barreira do som para o Bicentenário dos EUA, em 1976, mas tal nunca aconteceu. O Bonneville Boss foi criado por Dean Moon, da Mooneyes. Com mecânica do Oldsmobile Toronado, a potência é enviada para as quatro rodas frontais, que também têm direcção. Tem ainda seis rodas na traseira.