Aston Martin à venda com todas as marcas de “guerra” expostas

20/07/2019

O Aston Martin DB2/4 MKII é a segunda geração do modelo DB2/4, sendo este uma evolução do DB2, adicionando-lhe dois lugares traseiros, daí o número 4, sendo um dos primeiros hatchback. Comparado com o DB2, o DB2/4 tem um pára-brisas curvado, pára-choques maiores, faróis reposicionados e um tejadilho aumentado, para acomodar melhor os ocupantes traseiros.

Tal como a anterior geração, utiliza uma carroçaria em alumínio, assente num chassis em aço, utilizando suspensão independente na frente, eixo rígido na traseira e travões de tambor nas quatro rodas. O motor é um seis cilindros em linha, com duas árvores de cames à cabeça, desenhado por W. O. Bentley. Acoplado ao motor, está uma caixa manual de quatro velocidades.

A Aston Martin produziu o DB2/4 de 1953 a 1955 e o DB2/4 MKII de 1955 a 1957, com vários níveis de motorização, começando com o motor de 2.6 litros e 125 cv até ao 2.9 litros e 140 cv, ou 165 cv com a taxa de compressão de 8.6:1 e válvulas maiores, disponíveis opcionalmente no MK II. Aproximadamente 764 exemplares foram produzidos no total, nas várias carroçarias, Saloon, Drophead Coupé e Fixed Head Coupé, sendo 199 exemplares pertencentes ao DB2/4 MK II. Este modelo foi substituído pelo Aston Martin DB Mark III, em 1957, que por sua vez, foi substituído pelo DB4.

Mas este exemplar presente no artigo é inesquecível, pela forma como está preservado, sendo bastante diferente dos tradicionais clássicos, que por norma estão em estado de concurso. Tem todas as marcas feitas ao longo da sua vida, incluindo algumas reparações, tendo, inclusivamente, a carroçaria em alumínio exposta, devido a um restauro inacabado. Mas o facto de o exterior estar nesse estado e o interior preservar a patine original, a mecânica foi toda restaurada pelos especialistas da Aston Martin, a Kevin Kay Restorations.

Para além de todas as marcas que já tinha, no Inverno de 2011, este automóvel foi guardado num armazém, quando o telhado colapsou com o peso da neve, danificando vários automóveis, incluindo este DB2/4 MK II. Por sorte, não houve danos de maior e o tejadilho foi restaurado pela RM Auto Restoration.

Este DB2/4 MK II ainda recebeu uns toques de personalidade, com a frase “Can’t Be Crushed” na traseira e “Carry On Regardless” no tejadilho, juntado o pequeno defletor amarelo no capot e o emblema de tractores da David Brown.

O Aston Martin DB2/4 MK II, com o chassis AM300/1293 e motor VB6J/918, é um dos melhores exemplares sobreviventes deste modelo. Foi utilizado na Mille Miglia de 2013 e marcou presença no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, altura em que foi adquirido pelo actual proprietário. Será oferecido em leilão pela RM Sotheby’s, na sua venda anual em Monterey, de 15 a 17 de Agosto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.