Bonhams leiloa o Ferrari Modena GT utilizado em “Ferris Bueller’s Day Off”

25/02/2023

O filme “Ferris Bueller’s Day Off”, conhecido em Portugal como “O Rei dos Gazeteiros”, foi lançado no nosso país a 27 de Fevereiro de 1987. O filme retrata a história de Ferris Bueller, interpretado por Matthew Broderick, que quer um dia fora da escola. Ele fala com o seu amigo Cameron Frye, interpretado por Alan Ruck, para irem a Chicago no Ferrari do seu pai. No entanto, após várias peripécias, o Ferrari acaba com alguns danos.

 

O automóvel utilizado no filme aparenta ser um Ferrari 250 California Spider, no entanto, trata-se de uma réplica utilizada devido aos custos envolvidos em utilizar um modelo original. Esta réplica é a Modena GT Spyder California, construída pela Modena Design & Development, empresa sediada na Califórnia e conhecida pela produção de várias réplicas para os filmes da Paramount Pictures. No total foram utilizados quatro exemplares para as filmagens, sendo que um foi requisitado especificamente para ser destruído.

O chassis tubular foi desenhado por Bob Webb, construtor de automóveis para a Indy e que tinha trabalhado no Zerex Special de Roger Penske. Ao contrário da maior parte das réplicas que utilizam um automóvel base, o Modena GT Spyder California era construído de raíz. O motor utilizado é o Ford V8 289 ou 302, com quatro carburadores e capaz de debitar 195cv, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades ou uma automática se requisitado.

Presente neste artigo está um dos Modena GT Spyder California utilizados para as filmagens, neste caso é o automóvel que foi utilizado para as cenas de condução e está equipado com o motor Ford V8 302 de 5,0 litros de cilindrada acoplado a uma caixa automática de quatro velocidades, tudo porque o actor não sabia conduzir automóveis de caixa manual.

No ano de 1989 o automóvel foi oferecido a um cirurgião plástico de Los Angeles por um funcionário da Paramount Pictures, como forma de pagamento. O cirurgião iria manter o automóvel por cerca de 30 anos, até ser descoberto pelo actual proprietário.

No próximo dia 2 de Março vai a leilão, através de um evento organizado pela Bonhams, em Amelia Island. O seu valor de venda estimado situa-se entre os 328 mil e os 420 mil euros.