Rampa Histórica Michelin
Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival foi a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu. A Rampa Histórica Michelin regressou em 2021 com duas novas categorias.
A categoria Pré-guerra destinada a automóveis fabricados até 1939 e surgiu pelo valor histórico e entusiasmo que suscita, tendo ainda como objectivo celebrar a era dourada do automobilismo. Na sua estreia, a categoria Pré-Guerra contou com a participação do clube Pre-War Racers Portugal e de automóveis que já participaram nos mais consagrados circuitos internacionais.
A Rampa Histórica Michelin estreou ainda uma categoria dedicada aos Fórmula Vee, monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha. A competir nesta categoria esteve chassis número #11 produzido pelo Team Palma, com José Carvalhosa ao volante, da conhecida garagem João Gomes, que tem promovido a recuperação e restauro de Fórmulas Vee.

Benz Dreirad assinalou 135 anos da invenção do automóvel
Fabricado em 1886 por Karl Benz, o Benz Dreirad foi o primeiro “automóvel” com motor de explosão interna. A primeira viagem de automóvel do mundo foi feita no Benz Dreirad, por Berta Ringer, mulher de Karl Benz, que partiu de Mannheim com os seus dois filhos em direcção a Pforzheim, percorrendo cerca de 100 km. Depois de várias paragens e assistência manual durante as subidas, a aventureira senhora chegava ao seu destino. 135 anos depois, o Benz Dreirad fez várias aparições na Rampa Histórica Michelin, assinalando o início da era automóvel.

Pilotos convidados
Como é hábito, o evento voltou a contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontravam-se André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos como pela sua carreira com o treinador. Além de coleccionador de automóveis antigos, com preferência por modelos italianos, André Villas-Boas é também um veterano de provas de todo-o-terreno, como é o caso do Rali Dakar. A sua participação no Caramulo Motorfestival em família já é uma tradição, fazendo-se acompanhar pelo seu tio Pedro Villas-Boas.
As nossas causas
A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se ao Caramulo Motorfestival. Os visitantes do evento tiveram a possibilidade de subir a Rampa Histórica Michelin ao lado de André Villas-Boas por um valor simbólico, que reverteu a favor da Race for Good.
O projecto The Good Drive propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de carácter social, e assim possibilitar uma experiência única de passear numa cápsula do tempo, criando um momento histórico e de sociabilização com quem mais precisa.
Para tal organizam passeios com visitas aos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal. Na edição de 2021 do Caramulo Motorfestival 30 crianças tiveram a oportunidade única de subir a Rampa do Caramulo em desfile, num automóvel clássico.
Uma das novidades de 2021 foi a criação da Biker’s Village, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas. A Biker’s Village surgiu numa área exterior do evento, privilegiada pela localização e vista, e contou com a presença de marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers, entre outras.

O espaço reuniu ainda empresas de customização e comercialização de acessórios e artigos alusivos aos veículos de duas rodas e um bar ligado à Martin Miller’s.
A organização decidiu criar um parque exclusivo para supercarros. O crescimento da área global do evento e o crescente interesse por parte dos proprietários em rumar ao Caramulo no seu supercarro levaram a organização a criar um parque específico para estes veículos, alargando assim o leque de participantes.
Programa para toda a família
A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um comboio para crianças, um Gaming Center repleto de jogos e simuladores e de outras atracções, como por exemplo experiências de Realidade Virtual ou a presença da Xbox com vários jogos.
Ao longo de todo o fim-de-semana, o público pôde ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que contou com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.

O Caramulo Motorfestival contou com o clássico Drift Show by Hot Wheels na Rampa Histórica Michelin, com muita borracha queimada. Mas houve mais. Este ano, estreou-se o show de Powerslide, prometendo muita adrenalina e rodas no ar.
O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.
Encontros, passeios e concentrações
Característicos do Caramulo Motorfestival, regressaram ainda os passeios e ralis de automóveis como o Encontro Porsche, o Passeio Alfa Romeo, o Passeio Maranello Legacy, o Passeio Abarth, o Passeio Driver’s Cult, o 6º Encontro Internacional Renault 4L, o Encontro de Microcarros, o Passeio Grupo MX-5 de Cabelos ao Vento, o Passeio TT para veículos todo-o-terreno, o Passeio do CAAA para celebrar o 30º aniversário do clube e ainda o Encontro NthusiastsPT.
Para celebrar os 50 anos sobre a sua apresentação, o Caramulo Motorfestival recebeu pela primeira vez um passeio dedicado ao icónico Fiat 127, com 50 exemplares do modelo a desfilarem pela Rampa Histórica Michelin acima.
O Caramulo Motorfestival recebeu o Passeio Jaguar no Domingo, assinalando o 60º Aniversário do icónico E-Type, considerado por muitos um dos mais bonitos automóveis de sempre.
Como já é tradição, o Caramulo Motorfestival recebeu uma concentração de veículos militares alemães, ingleses e norte-americanos da Segunda Guerra Mundial, que subirão a Rampa Histórica Michelin em desfile.
As duas rodas também estiveram representadas em peso no Encontro Indian, Encontro das Cinquenta e ainda na concentração Vespa Caramulo.
Marcas juntaram-se à festa
O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento.
Em 2021, o Caramulo Motorfestival contou com novas marcas presentes como a Aston Martin, que se estreou no Caramulo Motorfestival. O alinhamento da marca britânica incluía ainda os modelos Vantage, DB11, DBS e DBX, o recentemente lançado Aston Martin V12 Speedster, um verdeiro Supercarro. A marca esteve ainda presente na Rampa Histórica Michelin com um raro Aston Martin V8 Vantage N24 GT4, que pertenceu à equipa oficial da marca, a realizar co-drives com o piloto Fernando Soares.
Juntaram-se ainda a Maserati, a Prio, que apadrinhou um Air Show e uma pista para crianças, a Fidelidade, a Michelin, que rebaptizou a Rampa Histórica nos seus 40 anos, a Cartrack, a Labrador, a marca portuguesa de roupa premiou os vencedores da Rampa Histórica Michelin, assim como os vencedores do Prémio João de Lacerda e do Prémio Jacques Touzet, a Murganheira e ainda a Mariano Shoes, conceituada marca portuguesa de calçado que se associou ao Caramulo Motorfestival na vertente de lifestyle, cada vez mais presente no evento.
A estas marcas juntam-se as já residentes Alfa Romeo, Castrol, Sagres 0.0%, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Fidelidade, Ascendum Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.
