Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu. A Rampa do Caramulo celebra 40 anos em 2019, data essa que será assinalada durante o Caramulo Motorfestival com uma exposição temporária intitulada “Rampa do Caramulo – 40 Anos”, patente no Hotel do Caramulo e com entrada livre.
Como é hábito, o evento vai também contar com uma longa lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Markku Alén, o piloto que detém o título de maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Rali, que se estreia no evento e que irá fazer as delícias dos amantes dos ralis e da velocidade. Juntam-se a ele, ainda, Filipe Albuquerque, o piloto português que compete em provas de resistência como o IMSA ou Le Mans e Pedro Marreiros, actual Campeão de Espanha GTs. Para assinalar os 40 anos da Rampa do Caramulo, o Caramulo Motorfestival vai ainda contar com a presença de vários pilotos que correram na prova nos anos 70 e 80 como Albino Abrantes, Ni Amorim, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros, Veloso Amaral ou Alcides Petiz.
Uma das novidades de 2019 será a criação do Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um comboio para crianças, um Gaming Center repleto de jogos e simuladores e de outras atracções, como por exemplo experiências de Realidade Virtual ou a presença da Xbox com vários jogos.
Por sua vez, a Feira de Automobilia do Caramulo passa este ano, pela primeira vez, para a zona exterior do evento, aproximando assim os expositores dos visitantes.Outras novidades incluem a introdução de uma Pista de Trial, onde além de poderem assistir a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais, o público (miúdos e graúdos) vai poder realizar baptismos de Trial em motos eléctricas.
O perímetro do evento vai também ser alargado para poder dar resposta à crescente procura de clubes e particulares, que querem visitar e participar no Caramulo Motorfestival, com os seus automóveis e motociclos clássicos.
O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.
Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de demonstração ou acrobático.
O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos. Além das colecções, o museu vai ainda apresentar um conjunto de exposições temporárias. Entre estas estará a exposição “Supercarros”, dedicada aos super e hypercars e com um alinhamento de luxo constituído por modelos raros da Ferrari, Lamborghini, Porsche, Bugatti, Mercedes-Benz ou McLaren.
Estarão ainda patentes, durante o evento, as exposições “Brinquedos do outro mundo”, dedicada aos brinquedos da era espacial e a exposição de arte contemporânea “Black Box: Potlatch”, com curadoria de Julião Sarmento, que conta com obras de seis artistas plásticos como Leonor Antunes, Juan Araujo, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, António Bolota e Carolina Pimenta.
As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo, no Passeio Ducati, na Raiada do Caramulo, dedicada às bicicletas antigas e com a novidade do Encontro Mini Honda, que vai trazer um batalhão de modelos Monkey e Mini Trail, antigos e modernos.
Tal como em 2018, o Caramulo Motorfestival vai ser transmitido em directo por um canal de televisão na TV cabo, assim como em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura vai abranger todo o evento, incluindo a Rampa Histórica do Caramulo, os bastidores, os sub-eventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.
O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento.
A estas marcas juntam-se as já residentes Bentley, Castrol, Carglass, Martin Miller’s, Strong Charon, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.
Para mais informação, clique em www.caramulo-motorfestival.com.