A mecânica de quatro cilindros do P1800 era inicialmente de 1,8 litros, passando para os 2,0l em 1968. Ao longo da sua vida o P1800 mudou várias vezes de designação: para 1800S quando, em 1963, a produção passou da fábrica da Jensen para a da Volvo, seguindo-se a designação 1800E quando o motor passou a estar equipado com injecção de combustível; finalmente, 1800ES, quando a carroçaria passou de coupé para a Shooting brake.
Em 2020 a Cyan Racing, equipa responsável pela preparação dos Volvo para competir no WTCC, anteriormente conhecida por Polestar, apresentou um restomod com base no Volvo P1800 e toda a mecânica dos Volvo S60 TC1 do WTCC.
Agora decidiu tornar o seu modelo mais dócil criando o P1800 GT, mantendo o desenho da carroçaria produzida em fibra de carbono praticamente inalterada, quando comprado com o primeiro restomod. Já no interior, este recebeu mais isolamento sonoro e uns novos bancos, mais confortáveis para longas viagens.
A nível mecânico permanece o motor de 2,0L de cilindrada dos Volvo S60 TC1 com potências disponíveis entre os 350 e os 420cv. Acoplado ao motor está uma caixa manual Holinger de cinco velocidades. A suspensão passou a ser mais confortável e não tão focada no uso em pista.O preço mantém-se elevado, a rondar os 460 mil euros, sem contar com o automóvel dador, e o processo de construção demora cerca de 15 meses a ficar concluído.