Delahaye 135M, a arrebatadora carroçaria de Henri Chapron

04/08/2019

O Delahaye 135M com o número de chassis 60139 foi despachado para a empresa de carroçarias Henri Chapron — na rua Aristide-Briand, em Levallois-Perret — a 13 de Janeiro de 1939. Os trabalhos ficaram concluídos a 7 de Março, recebendo uma arrebatadora carroçaria na rara especificação ‘Grand Luxe’. Esta incluía portas, capota, pára-choques e guarda-lamas de diferente desenho, bem como um luxuoso interior, que podia ser personalizado de acordo com os desejos do cliente. A opção ‘Grand Luxe’ aumentava o preço em cerca de 50% face a uma carroçaria de série. Por esse motivo, apenas cerca de 40 destes faustosos automóveis foram manufacturados, entre 1937 e 1939. Conhecem-se menos de uma vintena de exemplares que chegaram aos nossos dias.

A encomenda especial dizendo respeito ao chassis número 60139 foi feita em nome de Tristão Guedes de Queiroz, 2º. Marquês da Foz, como presente para a sua mulher, Mariana Brandão de Melo Magalhães, por ocasião do nascimento da filha de ambos, em maio de 1939. Quando chegou a Lisboa, o automóvel ficou alguns dias em exposição no stand local da Delahaye. Do acontecimento foi tirada uma foto, para publicidade e divulgação, incluída na documentação da sua história, juntamente com a ficha de fabrico da Chapron. Igualmente inclusa está a correspondência original, que regista a dispendiosa manufactura da carroçaria nesta especificação, bem como as exigências particulares efectuadas, incluindo a combinação de cores especial vermelho Rouge Ponceau e cinza Gris Irizé, os para-choques “torpille” e a roda suplente, parcialmente integrada atrás.

A família Queiroz vendeu o Delahaye em meados dos anos 50 e, em 1971, foi adquirido por António Carvalho. Por esta altura, tinha sido pintado de preto e mantinha-se numa boa condição de utilização na estrada. Foi realizado um restauro completo, a partir do chassis, nos anos 80, recuperando as suas cores originais. Em 1996, Carvalho vendeu o automóvel a Michel Poncin e foi integrado na colecção Sáragga há alguns anos.

Actualmente, este requintado e raro Delahaye encontra-se em belíssimo estado e será bem-vindo aos concursos de elegância internacionais. É um grande estradista francês na tradição clássica do termo — grande routiére — e será um refinado protagonista não só de qualquer colecção, mas também do circuito dos concours d’elegance.

Este automóvel faz parte da Colecção Sáragga que irá ser leiloada pela RM Sotheby’s na Comporta no próximo dia 21 de Setembro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.