No início da sua carreira, fez parte de uma equipa de quatro pessoas que bateram o recorde de velocidade entre Chicago e Nova Iorque, em 1903. Esse recorde foi batido pouco depois, mas isso não desmotivou os homens que no ano seguinte voltaram a bater o recorde, em 58 horas e 35 minutos. Foi também Ray Harroun, em conjunto com Howard Marmon, que desenvolveu o primeiro automóvel monolugar da história, o Marmon Wasp. No ano anterior a vencer as Indy 500, Harroun juntou-se a Carl S. Bates, da Bates Engineering Co., para desenvolver um avião e o seu motor.
Apesar de não haver campeonatos de pilotos na época em que Harroun competiu, em 1927 ele foi declarado campeão da temporada de 1910, quando a American Automobile Association fez a contagem dos pontos retroativos.
Em 1916, Ray Harroun iniciou a sua própria marca de automóveis, em Wayne, no Michigan, designada de Harroun Motor Car Company, com a ajuda de investidores, equipou a fábrica com o que de melhor havia na altura, podendo produzir 200 automóveis por semana, desenvolvendo assim o Model A-1.
O Model A-1 estava equipado com um motor de quatro cilindros em linha, desenvolvido por Ray e os seus engenheiros, de válvulas à cabeça, com as molas e os martelos expostos, algo comum na época, desenvolvendo 16 cv. O motor estava acoplado a uma caixa de três velocidades. Poucas pessoas adquiriam automóveis naquela época e ainda menos as que sabiam conduzir, por isso, Harroun rotulou os pedais de travão e de embraiagem, pois assim as pessoas não os confundiam. O Model A-1 vinha também equipado com amortecedores e volante, elementos que hoje são normais, na época não eram comuns. Infelizmente, com o despoletar da Primeira Guerra Mundial, a fábrica foi modificada para construir artilharia militar, no entanto, os pagamentos eram feitos muito tarde e Ray não teve outra hipótese, fechando as portas. Este facto faz com que hoje os automóveis de Harroun sejam extremamente raros.
Este exemplar é um Harroun Model A-1 Touring de 1918, que nunca sofreu nenhum restauro, pertencendo aos 326 exemplares produzidos naquele ano e pensa-se que somente dois sobreviveram até aos nossos dias. Está completo, mantendo todos os vidros originais, assim como as jantes de madeira e pneus. Este modelo foi vendido no leilão Auburn Fall, levado a cabo pela RM Sotheby’s de 29 de Agosto a 1 de Setembro, tendo sido arrematado por 33.000 dólares, ficando acima das expectativas iniciais.
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