Os fatores de performance elementares do modelo GT3 original, como resistência do ar e downforce, permanecem praticamente inalterados. Como um veículo de competição puro, a forma do 911 GT3 R rennsport continua a seguir a função – mas opta por uma forma extremamente emotiva e atractiva. “O novo Porsche 911 GT3 R rennsport oferece a experiência de condução de um automóvel de competição com base no 911, naquela que é provavelmente a forma mais primordial”, sublinha Thomas Laudenbach, Vice President Motorsport. “É de arrepiar sempre que se olha para ele e vemos como combina a melhor tecnologia do desporto motorizado com uma linguagem de design típica da Porsche. Com a sua performance excepcional, o 911 GT3 R rennsport torna a história da nossa marca tangível e audível. É por isso que o vamos apresentar à grande comunidade de fãs da Porsche na Rennsport Reunion 7 em Laguna Seca. Trata-se de uma oferta exclusiva para os nossos clientes que, na verdade, só conhece um limite: a edição limitada a 77 unidades”.
O impressionante desportivo foi desenhado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipa Style Porsche. “O 911 GT3 R rennsport será o sucessor lógico do moderno Porsche 935. Enquanto o 935 foi tecnicamente baseado no quase de série 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R rennsport usa como base o atual 911 GT3 R da geração 992. Por baixo da pele em carbono extensivamente redesenhada está um veículo de competição puro”, sublinha Larson. O norte-americano foi Director de Projetos Especiais na Style Porsche durante 14 anos. Em conjunto com Thorsten Klein, é responsável pelos veículos individuais e únicos da Porsche Exclusive Manufaktur.

De um modo geral, apenas o capot e o tejadilho foram mantidos do GT3 R de série. Todos os outros elementos da carroçaria foram alterados. Larson e a sua equipa adoptaram a maior parte da geometria aerodinamicamente otimizada da secção dianteira do veículo, onde se incluem as entradas de refrigeração e as condutas de ar. Os designers também colocaram detalhes visuais na área das aletas laterais. Estas são agora envolvidas por uma carenagem lateral e protegidas contra danos causados por impactos externos. A forma radicalmente modificada da entrada de ar e dos painéis de saída das cavas de rodas dianteiras sublinha a aparência mais poderosa. Os espelhos retrovisores exteriores convencionais foram substituídos por uma opção digital: a tarefa é agora desempenhada por um sistema composto por três câmaras integradas no revestimento exterior do veículo e por monitores no cockpit.
Já as modificações na secção traseira conferem ao automóvel um visual particularmente distinto. A enorme asa traseira é o elemento dominante na direcção do fluxo do ar. O seu design remete para o lendário Brumos Porsche 935/77 com o qual o americano Peter Gregg, em conjunto com o holandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stommelen, conquistaram a sétima vitória geral de um Porsche nas 24 Horas de Daytona em 1978. A interpretação arrojada na traseira desenvolve um impacto visual que se reflecte também nos valores de downforce: para garantir que a carga sobre os elementos horizontais se mantém dentro dos limites definidos de série, os mesmos foram equipados com dois suportes verticais adicionais. Em termos de função, relembram o Porsche 962 de Le Mans ao fazer a ponte entre o passado e o presente. Uma faixa de luz composta por tiras finas em LED, que agora incorporam o lettering Porsche iluminado, caracterizam a secção traseira mais larga. Logo abaixo, a secção inferior do para-choques traseiro larga e aberta dispensa as grelhas e os painéis por razões de peso. Desta forma, permite uma visão mais clara dos componentes técnicos traseiros e, por consequência, também do sistema de escape com saídas duplas centrais.O design ambicioso do 911 GT3 R rennsport também se reflecte no interior modificado. Os monitores das duas câmaras instaladas nos guarda-lamas enquadram-se harmoniosamente no interior. Os gráficos especiais do ecrã central e o número da edição limitada no painel de instrumentos receberam as formas do veículo de competição, enquanto que a iluminação ambiente do interior, ajustável em termos de cor, adopta o tema dos faróis principais. Todos os equipamentos de segurança cumprem as normas da FIA. O design rígido da célula de segurança apenas permite a instalação do banco do condutor. Tal como acontece com o 911 GT3 R utilizado em todo o mundo, o “rennsport” é, assim, um automóvel de competição monolugar.
No que diz respeito ao conceito de cor, o 911 GT3 R rennsport está a abrir novos caminhos. A Porsche oferece este novo veículo de coleccionador com a carroçaria pintada em Cinzento Ágata Metalizado e com carroçaria em carbono puro. Contudo, o monolugar estará disponível, pela primeira vez, em sete cores onde se incluem, por exemplo, a Ruby Star e a Signal Orange. Para além disso, também estão disponíveis três designs exclusivos que possibilitam uma maior personalização. Thorsten Klein afirma: “a Porsche tem sido moldada pela sua história. Isto é especialmente verdade na competição. Isto inspirou-nos, é claro, mas de forma alguma quisemos produzir uma cópia ou uma pintura retro óbvia. As três opções que seleccionámos são novas interpretações que são realistas e não um apontamento evidente à história da marca”.
O 911 GT3 R rennsport é baseado no atual veículo de competição GT3 da Porsche. No entanto, em comparação com o 911 GT3 R da geração 992, este modelo de edição limitada vai além dos rigorosos requisitos de homologação de competição ou das restrições impostas pelo “Balance of Performance” (BoP). A equipa de desenvolvimento converteu estas liberdades adicionais num veículo de circuito ainda mais emocionante com vários refinamentos técnicos. Combina mais potência do motor de peso reduzido e um design espetacular, com um som fantástico e semelhante ao do 911 RSR. O resultado é um motor boxer seis cilindros de 4.2 litros do 911 GT3 R, uma unidade de potência que atinge as 9.400 rpm, que atinge um pico de potência de até 620cv.
Na versão sem silenciador, o sistema de escape de competição com saídas duplas centrais oferece um som autêntico e extremamente emotivo. Duas versões mais silenciosas, equipadas com silenciadores e catalisadores, estão disponíveis para circuitos nos quais existam restrições de ruído.
A Porsche Motorsport disponibiliza esta edição limitada do 911 GT3 R rennsport por um preço a partir dos 951.000 euros, acrescidos de IVA e das opções específicas para cada país.
Fonte: Porsche.

