Ford T de 1915 sobrevive a incêndio na Califórnia

21/11/2018

A casa de Ron Westbrook em Paradise, estado da Califórnia, foi consumida pelas chamas. Na sua garagem constavam dois automóveis, incluindo um Plymouth de 1941, que agora se reduzem a peças carbonizadas.

À sombra de pinheiros carbonizados, um Ford T de 1915 escapou com apenas pequenos danos na pintura, destacando-se como uma peça de museu numa vasta paisagem de destruição. O volante de madeira, os bancos em couro e até o letreiro de venda ficaram intactos, depois do incêndio ter consumido indiscriminadamente a cidade.

Enquanto saíam de casa, dado a aproximação do incêndio, Ron Westbrook e a sua esposa, Bonnie Thomas, ponderaram levar o automóvel. “Tu sabes que é estúpido arriscar a vida por um Ford T quando há tantas pessoas a tentar evacuar”, pensou Ron, e o automóvel com 103 anos foi deixado à sua sorte.

Mais tarde viram na televisão a sua casa em chamas e presumiram que o “velho” Ford, que estava num atrelado na entrada da garagem, também tinha sido destruído.

Quando foram autorizados pelas autoridades a voltar, Ron e Bonnie encontraram o seu bairro em ruínas, casas e árvores consumidas pelas chamas. Fruto da imprevisibilidade de um incêndio florestal, estranhos sinais de normalidade foram encontrados, um Chevrolet El Camino estava intacto e na mesma condição foi encontrado o Ford T de Ron.

O Ford T foi adquirido por Ron Westbrook em 2017, por 16 mil dólares. Após ter sido restaurado, Ron costumava conduzi-lo pelas redondezas. Mas os seus pneus finos e sistema de pedais único revelaram-se um desafio para Ron, que decidiu colocá-lo recentemente à venda.

O destino do automóvel antigo é das menores preocupações de Ron Westbrook, que se diz “demasiado cansado para aprender a conduzi-lo da maneira correcta, não quero causar-lhe qualquer estrago”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.