Manuel Gião é um dos pilotos portugueses de velocidade mais bem sucedidos a nível internacional.
O piloto tem uma carreira dividida entre as fórmulas e o turismo, já competiu na Fórmula 3, no Internacional Open GT e no SEAT Leon Eurocup em 2014, onde foi vice-campeão em 2015.
A sua persistência em tentar alcançar o degrau máximo do automobilismo, a Fórmula 1, levou-o por caminhos tão distintos como a Super Fórmula, a Fórmula Nissan ou a Fórmula 3000 Italiana. A sua melhor prestação ocorreu na Fórmula Nissan onde competiu com o campeão de Fórmula 1 Fernando Alonso e se sagrou vice-campeão.
Mudou-se para competições GT em 2004 e participou nas 24 Horas Daytona e chegou a ser vice-campeão espanhol na categoria em 2005 e 2006.

Venceu dezenas de corridas a maioria em troféus monomarca, tendo ganho o Troféu Citroën em 1991 e 1993 e o Volkswagen em 1996. Durante vários anos participou em três competições distintas no mesmo ano e foi o único piloto português que venceu, no mesmo fim-de-semana, corridas de três marcas diferentes.
Em 1994 sagrou-se Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën. Participou ainda duas vezes no Rally Paris-Dakar ao volante de um UMM.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio da Aston Martin, Maserati, Castrol, Alfa Romeo, Fiat, Jeep, Abarth, Kia, Toyota, Hyundai, Sagres 0.0%, Cauny, Hot Wheels, Carglass, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Strong Charon, Cartrack, Murganheira, Speedflag, Fidelidade, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.
