Grupo Montes de Clássicos viajou pelas Amendoeiras em Flor

12/03/2024

O Grupo Montes de Clássicos realizou nos passados dias 2 e 3 de Março o Passeio “Amendoeiras em Flor – Nacional 221”. O evento, com organização e colaboração conjunta com o Clube de Clássicos de Vila Flor e do Clube de Clássicos de Macedo de Cavaleiros, contou também apoio logístico do Município de Miranda do Douro, que por sua vez também recebeu os mais de 40 participantes no Miradouro do Penedo Amarelo em Miranda do Douro, dando início a esta viagem.

 

Com a chuva a marcar presença durante grande parte do primeiro dia, os participantes almoçaram em Carviçais, após visitarem Mogadouro e Lagoaça. Durante toda a tarde percorreram as diferentes localidades ao longo da Nacional 221 até à Guarda, onde visitaram monumentos emblemáticos e magníficas paisagens, bem como a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Os 20 automóveis clássicos foram decorados com imagens das flores da Amendoeira, relembrando e retratado esta época festiva, sendo recebidos por diversos representantes dos municípios ao longo do percurso (Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Pinhel, Guarda e Trancoso). De salientar as magníficas recepções e Porto de Honra em Pinhel e em Trancoso, nas quais o vinho beirão e os produtos locais apadrinharam todos os presentes.

O Clube Escape Livre registou a chegada à Guarda no primeiro dia, havendo ainda tempo para troca de lembranças e agradecimentos.

No dia 3 de Março pela manhã, os participantes visitaram a Zona Histórica da Guarda e foram recebidos junto à Sé pelo Chefe de Gabinete do Município da Guarda e pelo Presidente dos Bombeiros da Cidade.

No percurso de regresso, o almoço na Quinta Santo António do Rio em Celorico da Beira e a visita à feira do Fumeiro de Trancoso, bem como à necrópole de Moreira de Rei e à histórica Aldeia de Marialva, onde realizaram um pequeno caça ao Tesouro, e percorrendo a EN16, embelezaram um dia coroado por um jantar comunitário em forma de piquenique tradicional na Sede da Associação Amigos da Foz do Sabor.

O Grupo Montes de Clássicos (grupo de amigos dos Clássicos da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro), prosseguiu desta forma o seu plano de actividades, após a realização anterior da Rota Norte.

Fonte: Grupo Montes de Clássicos