Henderson Streamliner, uma verdadeira moto de luxo

03/03/2019

Nas primeiras décadas do século XX, a Henderson era uma das grandes fabricantes de motos americanas. Era conhecida por produzir as motos mais rápidas e luxuosas, além dos motores a quatro tempos arrefecidos a ar. A marca nasceu na era dourada do motociclismo, fundada pelos irmãos Henderson, William e Tom, em 1912. Infelizmente, a Henderson não resistiu à Grande Depressão e fechou as portas em 1931.

A Henderson Streamliner de que falamos foi construída tendo por base uma Henderson Streamline KJ de 1930, modificada por Orley Ray Courtney, tendo sido finalizada em 1935. Em 1941, Courtney decide patentear a ideia de modificar motos, com um estilo idêntico à Streamliner e desenvolve outra versão, mais convencional, a Enterprise, mas a produção nunca arrancou. Roy Finch e Frank Westfall resgataram as duas motas e iniciaram o seu restauro.

A carroçaria é bastante aerodinâmica, inclusivamente tem uma grelha para arrefecimento do motor de quatro cilindros em linha, fazendo assemelhar-se mais a um automóvel, mais precisamente ao Chrysler Airflow. O elemento mais diferenciador, para as restantes motos, são as rodas de 10” tapadas, algo pouco convencional, estas retiradas de uma scooter e os pneus provenientes da indústria aeronáutica.

O motor de quatro cilindros em linha é arrefecido a ar e tem 1.3L de cilindrada e 40 cv, que faz levar a Henderson para velocidades de 160km/h, bastante rápido para a época.

O nível de detalhe desta moto é incrível, é quase como se fosse a Rolls-Royce das motos, com bastantes cromados, escapes que parecem rabos de peixe e o banco em pele castanha, inspirada no design Art Deco. Actualmente, continua na posse de Frank Westfall.

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