Italdesign Aztec, o protótipo produzido em pequena escala

07/02/2024

Para celebrar os 20 anos da Italdesign, Giorgetto Giugiaro desenhou e concebeu o Aztec para ser apresentado no Salão de Turim de 1988. Este desportivo de dois lugares foi construído a partir de um chassis de aço, com uma carroçaria produzida em alumínio, fibra de carbono e Kevlar. O interior em pele tem o condutor e passageiro separados, requerendo que ambos comuniquem electronicamente.

 

A nível mecânico está equipado com o motor Audi MB/1B de cinco cilindros em linha e 2,2L de cilindrada, com duas árvores de cames à cabeça e turbo, que envia a potência de 200cv para as quatro rodas através de uma caixa manual de cinco velocidades. O motor idealizado para o Aztec era o novo V8 da Audi, mas como não estava terminado o desenvolvimento do mesmo, foi escolhido o cinco cilindros em linha do Audi Quattro. O sistema de tracção integral foi extraído de um Lancia Delta Integrale.

Após ser apresentado ao público, o industrial japonês Mario Myakawa gostou tanto do automóvel que criou a Compact srl e adquiriu os direitos de produção do Aztec para construir 50 unidades destinadas exclusivamente ao Japão.

Para a sua produção foi contratada a Carrozzeria Savio e para tratar da homologação do automóvel foi escolhida a empresa de tuning especialista em Audi, a MTM. No final, o projecto não correu bem, devido ao seu elevado preço, e menos de 25 unidades terão sido construídas, sendo que o número mais aceite é de 18 exemplares.

Como curiosidade, na lateral do Aztec tem um lettering que indica 250HP; no entanto, a grande maioria dos Aztec tem 200cv, e apenas alguns foram modificados para valores perto dos 250cv.

O Aztec tinha incorporadas várias tecnologias de ponta, como é o caso do controlo de funções por voz e o sistema de navegação. A suspensão era também comandada através de botões no interior do automóvel.

No passado dia 25 de Novembro de 2023 o automóvel presente neste artigo, com o chassis número 50020, foi levado a leilão, através de um evento organizado pela Bonhams em Abu Dhabi, sendo vendido por 143.750 dólares, cerca de 130 mil euros. Este exemplar tem a particularidade de ter o interior forrado a pele vermelha e as jantes Canonica correctas.