Jaguar Daimler Heritage Trust lança exposição “The Women Who Made Their Marque”

08/03/2024

O Jaguar Daimler Heritage Trust (JDHT) lança hoje uma nova exposição, intitulada “The Women Who Made Their Marque” (“As Mulheres Que Deixaram a Sua Marca”), celebrando as notáveis mulheres que foram parte integrante da história lendária da Jaguar, desde a sua criação até aos dias de hoje. Esta exposição única, realizada no Centro de Colecções da Jaguar sediado no British Motor Museum, em Gaydon, destaca apenas uma pequena selecção das mulheres sem as quais a Jaguar não seria a marca que é hoje.

 

Histórias inspiradoras de mulheres que fabricaram, venderam e conduziram Jaguares serão trazidas à vida através de uma colecção curada de fotografias, documentos, artefactos e veículos dos extensos arquivos do JDHT. Os visitantes terão, desta forma, a oportunidade de descobrir os papéis decisivos desempenhados por estas pioneiras na formação do legado de uma das marcas automobilísticas mais emblemáticas do mundo.

As mulheres que fizeram a sua marca são:

Alice Fenton – Uma verdadeira torre de força, Lyons dependia tremendamente de Alice. Tendo-se juntado à Swallow Side Car Company em 1925, ela ascenderia para se tornar a primeira executiva mulher da Jaguar em 1957 e a mulher mais bem paga na indústria automobilística britânica.

Connie Teather – Outra das “originais” de Blackpool e amiga próxima de Alice Fenton, Connie deixou a sua casa aos 17 anos e mudou-se para Coventry. A sua memória, A Swallow Summer, captura a agitada vida social com os colegas de trabalho e as longas horas de trabalho para fazer a empresa descolar no seu período inicial.

 

Bibiana Boerio – Nascida numa família ítalo-americana nos EUA, Bibiana ingressou na Jaguar em 1995. Foi Chefe de Finanças da Ford a partir de 2001 e, em 2004, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Directora-Geral da Jaguar Cars. Durante o seu tempo na Jaguar, as vendas duplicaram, tendo ainda supervisionado o lançamento do novo XK.

Lady Lyons – William Lyons conheceu Greta Brown em Blackpool em 1921 e casaram-se em 1924. Permaneceram um casal próximo e dedicado por mais de sessenta anos. Embora Greta não estivesse empregada na empresa, há pouca dúvida de que Lyons não poderia ter feito da SS e da Jaguar um sucesso sem Greta ao seu lado para o encorajar nos seus empreendimentos.

Joska Bourgeois – Membro da resistência belga durante a guerra, ela creditou a sua fuga aos seus perseguidores a um SS Saloon construído em Coventry. Depois de chamar repetidamente William Lyons na fábrica da Jaguar em 1945 e recusar-se a sair até que tivesse negociado um contrato de cinco anos, ela venderia Jaguares na Bélgica durante os próximos trinta anos.

Patricia Appleyard – Primeira criança de William Lyons, Pat alcançou considerável sucesso como co-piloto e navegadora em mais de vinte ralis internacionais com seu marido, Ian. Conduzindo um Jaguar XK120 (NUB 120), juntos tornaram-se a primeira equipa a ser premiada com uma taça de ouro por terem ganho três Taças dos Alpes seguidas, sempre com o mesmo automóvel.

 

Barbara Bergmeier – Barbara juntou-se à Jaguar Land Rover como Directora Executiva de Operações Industriais em Julho de 2022, com mais de trinta anos de experiência nas indústrias automobilística e aeroespacial. Uma das suas principais prioridades é a criação de uma cadeia de abastecimento sustentável que ofereça maior eficiência e resiliência numa nova era de electrificação e digitalização.

Os visitantes serão agraciados com imagens de arquivo e actuais que mostram mulheres a fabricar, conduzir e discutir as suas contribuições e experiências dentro da empresa. Esta experiência imersiva foi concebida para destacar o papel das mulheres na indústria automóvel, no passado e presente.

A exposição irá ainda apresentar o veículo pessoal de Greta, Lady Lyons, e o XK120, co-conduzido à vitória em três Ralis dos Alpes pela sua filha Pat Appleyard, realçando o impacto significativo da família Lyons no sucesso da Jaguar. Além disso, será exibido um vestido desenhado por Norman Hartnell usado por Lady Lyons, retratado num quadro pelo conceituado artista Norman Hepple, proporcionando um vislumbre único da elegância associada ao legado da Jaguar.

Uma característica especial da exposição é uma curta projecção derivada de uma discussão em grupo informal entre mulheres da JLR, JLR Classic e voluntárias da JDHT. Esta discussão centrou-se nas percepções das mulheres sobre a indústria automóvel e as suas experiências vividas, oferecendo entendimentos inestimáveis sobre os desafios e progressos alcançados na indústria.

Joanne Shortland, Arquivista-Chefe da JDHT, afirmou: “A marca Jaguar não estaria onde está hoje sem a contribuição das muitas mulheres dedicadas e inovadoras do seu passado; foi uma oportunidade maravilhosa para mostrar e celebrar o seu papel numa das marcas mais icónicas da Grã-Bretanha”.

Para mais informação visite o site oficial da Jaguar Daimler Heritage Trust