Jet Star de Elvis Presley encontrado no deserto vai a leilão

12/12/2022

Durante décadas, o JetStar da Lockheed foi o jacto executivo escolhido por inúmeras celebridades e o Lockheed 1329 JetStar de 1962 deste artigo não é excepção. Este veículo pertenceu ao rei do Rock ‘n’ Roll, Elvis Presley. Presley adquiriu o avião da OMNI Aircraft Sales Inc. a 22 de Dezembro de 1976 por 840 mil dólares.

A Lockheed apresentou este popular modelo em Setembro de 1957 – o mesmo mês em que a RCA lançou o single de Elvis, “Jailhouse Rock”. A avião era extremamente capaz, ostentando quatro motores contidos em duas cápsulas montadas na parte traseira do modelo. Eles permitiam uma velocidade máxima de cerca de 565MPH e um alcance de mais de 2500 milhas. No interior, havia um amplo espaço o que fazia com que oito a dez passageiros conseguissem viajar com conforto e estilo, juntamente com uma tripulação a bordo de três pessoas (dois pilotos e uma hospedeira). Depois da construção de dois protótipos, com sucesso, mais de 202 JetStars foram produzidos nas instalações da Lockheed em Marietta, na Geórgia.

Quando Elvis assumiu a propriedade deste JetStar em particular, registrado na FAA com a matrícula N-20TF, o artista não era estranho à aquisição de veículos de aviação de luxo. Na altura desta aquisição Presley já tinha uma modesta frota, que incluía um Convair 880 personalizado chamado “Lisa Marie” e um segundo JetStar identificado por seu indicativo de Hound Dog 2.

Com uma agenda lotada devido às suas inúmeras actuações, estes veículos eram necessários para transportar o cantor, a sua banda, os grupos de apoio, o coronel Tom Parker para os mais diversos locais, shows e aparições. Elvis manteve vários pilotos em serviço, prontos para levá-lo até ao seus fãs a qualquer momento.

No interior, a cabine apresenta painéis de madeira, bancos estão estufados com veludo vermelho e detalhes em dourado. Existe um sistema de entretenimento a bordo escondido num armário de madeira que contém uma televisão, um leitor de vídeo cassete que podiam ser controlados em cada banco. O jacto também vem equipado com uma cozinha e contém armazenamento e uma área de preparação de refeições completa com um micro-ondas e um bar completo.

Na Primavera de 1977, o jacto foi vendido, a uma empresa da Arábia Saudita. Mais tarde o JetStar foi transferido para o Roswell International Air Center (ROW) em Roswell, Novo México, onde está armazenado há décadas e que reside até hoje. A documentação que acompanha o jacto inclui uma cópia do documento do Acordo de Segurança da Aeronave assinado por Elvis Presley, uma cópia da Nota Fiscal e documentos oficiais da FAA Blue Ribbon.

Embora os motores P&W e muitos outros componentes do cockpit tenham sido removidos e nenhum motor ou peça de reposição seja incluído na venda do jacto de Elvis, este veículo serve como uma incrível oportunidade de restauro e uma oportunidade de aquisição.

A influência de Elvis Presley na indústria musical é conhecido por tudo o mundo e através de diversas gerações. Agora um proprietário sortudo vai ter a oportunidade de adquirir este “pássaro” num leilão da Mecum, em Kissimme, de 4 a 5 de Janeiro de 2023.