Os dez lotes mais caros do leilão da Colecção Sáragga

23/09/2019

Foi no passado Sábado, dia 21 de Setembro, que o mercado de automóveis clássicos em Portugal assistiu a algo inédito, falamos do leilão da Colecção Sáragga, composta por 127 automóveis que cobrem mais de um século da história da indústria automóvel.

A estreia da RM Sotheby’s em Portugal não poderia ter sido melhor, com todos os lotes arrematados, a venda da colecção portuguesa gerou 10.191.425,00 milhões de euros. O leilão realizou-se na propriedade do proprietário da colecção e centenas de compradores encheram a sala para garantir um automóvel nesta venda exclusiva, 52% dos licitadores presentes eram novos em vendas da RM Sotheby’s e nada menos que 38 países estavam representados.

A estrela inquestionável do leilão foi o Bentley 8-Litre Tourer de 1931, um magnífico e imponente automóvel de turismo e uma jóia pré-guerra para qualquer colecção automóvel. Um exemplar bem documentado, com um forte arquivo histórico que detalha o restauro levado a cabo por um especialista da marca, alcançou os 680 mil euros. A presença de vários exemplares da casa de Zufenhausen era uma das características da colecção, entre estes o Porsche 911 Carrera RS 2.7 Touring de 1973 atraiu a atenção de vários coleccionadores durante a pré-venda. Bem documentado, restaurado e exibindo a sua cor original Signal Orange, este Porsche foi arrematado pela incrível quantia de 602.375,00 euros.

A colecção distingue-se por ter apresentado inúmeros automóveis de origem portuguesa, atraindo assim vários entusiastas do mercado nacional. Destaque para o Delahaye 135M Cabriolet de 1939, que exibe a rara e autêntica carroçaria Chapron ‘Grand Luxe’, este exemplar foi entregue novo no stand da marca em Portugal e o seu novo proprietário despendeu de 331.250,00 euros. O raro WD Denzel 1300 de 1955, que se acredita ser um dos únicos 30 existentes, e ostentando novamente a proveniência portuguesa, rendeu 314.375,00 euros. Outro automóvel notável que conquistou um interesse significativo na pré-venda foi o exemplar único do Mercedes-Benz 600 Sedan de 1966, com um tecto de vidro exclusivo feito sob encomenda e uma carroçaria construída por Henri Chapron, encontrou uma nova casa por 342.500,00 euros.

Outros modelos da Porsche que integravam a Colecção Sáragga também conquistaram a atenção dos entusiastas presentes no leilão, como o Porsche 911 Carrera RS de 1992, exibindo a sua pintura, em vermelho Rubystone, rara e muito procurada este clássico moderno gerou a impressionante quantia de 241.250,00€, ainda nos RS, o 911 GT3 RS de 2010 foi arrematado por 174.800,00 euros. O totalmente restaurado Porsche 356 B Roadster de 1959 rendeu 151.800,00 euros.

Um lote adicional que alcançou um bom preço foi o Lancia Aurelia B24S Convertible de 1956, arrematado por 231.125,00 euros, enquanto os automóveis dignos de nota especial por quebrarem as exepectativas incluem o Alpine-Renault A110 1300 de 1972, que trocou de mãos por 195.500,00 euros, mais do dobro da sua estimativa mais alta e o Amilcar CGS de 1925, que dobrou sua estimativa alta, sendo arrematado por 100.050,00 euros.

Veja os 10 lotes mais caros do leilão na galeria.

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