Lotus Elite que pertenceu a Ronnie Peterson vai a leilão

09/03/2022

O Elite é um nome icónico no seio da Lotus, pois foi utilizado por dois modelos da marca e um protótipo apresentado em 2010. A primeira utilização do nome Elite foi no desportivo introduzido no mercado, em 1957, e que permaneceu até 1963. Em 1974, o Elite voltaria como um automóvel desportivo de quatro lugares. Produzido até 1982, foram concluídas 2535 unidades, a segunda geração do Elite tinha como nome de código Type 75 e, posteriormente, Type 83.

Este modelo serviu para substituir o Lotus Elan +2 e também para posicionar a Lotus num segmento de mercado acima, afastando-se do passado dos automóveis comercializados em kit. O seu design é de uma Shooting Brake elaborado por Oliver Winterbottom, com a porta traseira da bagageira em vidro. A carroçaria produzida em fibra de vidro assenta num chassis backbone em aço e conta com suspensão independente nas quatro rodas.

O Elite Type 75 foi o primeiro modelo da marca a utilizar o motor construído em alumínio Lotus Type 907, de 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas e duas árvores de cames à cabeça, desenvolvendo 155cv. Com este motor, o Elite era capaz de atingir os 100 km/h em pouco mais de oito segundos para chegar aos 200 km/h de velocidade máxima. Acoplado ao motor, poderia estar uma caixa manual de quatro ou de cinco velocidades, dependendo do gosto do cliente, além de uma automática de três velocidades que foi introduzida em 1976.

O Lotus Elite tinha quatro versões diferentes, o 501 que era o modelo base, o 502 que estava equipado com ar condicionado, o 503 que vinha com ar condicionado e direcção assistida e, por fim, o 504, que juntava o ar condicionado e a direcção assistida com a caixa automática.

Em 1980, o Elite foi redesenhado e passou de Type 75 para Type 83, com a introdução do motor Lotus 912, de 2,2 litros de cilindrada. Além disso, o chassis passou a ser galvanizado, a caixa de cinco velocidades passou para uma Getrag Type 265, os faróis escamoteáveis passaram a ser operados por um sistema eléctrico ao invés do anterior operado por vácuo, foi adicionado um spoiler na frente e a traseira foi redesenhada.

Presente neste artigo está o Lotus Elite que foi oferecido por Colin Chapman ao piloto de Fórmula 1 Ronnie Peterson, que na época pilotava os automóveis da Team Lotus. Foi produzido a 24 de Junho de 1974, sendo o 207º Elite produzido, ainda pertence à primeira versão Type 75 e é o modelo 502, ou seja, está equipado apenas com ar condicionado. Exteriormente tem a cor original Lotus Yellow, com o interior em Oatmeal.

No dia 12 de Março, o Lotus Elite com o número de chassis #74060207A, será oferecido em leilão pela Historics Auctioneers, após 14 anos nas mãos do mesmo proprietário. Ainda não existe um valor estimado de venda, no entanto, o mesmo apresenta-se a leilão sem um valor mínimo de reserva.