MGA 1600 de 1960 salvo depois de 20 anos coberto de lixo

19/03/2021

Com a matrícula 190 RTJ, este MGA esteve submerso em lixo durante 20 anos, talvez mais, ninguém tem a certeza. O automóvel em Iris Blue estava perdido numa garagem cheia de destroços, perto de Shaftesbury em Dorset, no Reino Unido. O modelo de 1960 tinha os pneus furados e os bancos abatidos com o peso das coisas largadas em cima deles. Durante décadas ficou à espera de ser salvo, mas sempre sem sucesso.

Em Janeiro a sua sorte mudou. Foi pedido à leiloeira Charterhouse por um executor testamentário para visitar a propriedade e fazer uma avaliação, e lá encontraram o MGA.

O Director da Charterhouse, Richard Bromell, conta a história. “Sempre foi o meu sonho em criança andar pelo campo à procura de automóveis clássicos e vintage que estivessem trancados há anos” disse Bromell. “Hoje, apesar de acontecer raras vezes, ainda há descobertas a serem feitas, tal como a deste belo MGA, mesmo tendo demorado bastante tempo a tirá-lo da garagem.”

As imagens mostram o MGA debaixo de um monte de madeira, plástico, cabos e lixo doméstico. “Para passar a ideia do ambiente com que nos deparámos, normalmente a equipa que trabalha connosco demora dois dias a passar pela propriedade e verificar tudo nela presente. Foram necessários dez dias para o fazer neste espaço” acrescentou Bromell. É uma situação lastimável dado que o modelo 1600 tinha consigo a reputação de ser a variante mais completa da gama MGA.

No entanto, a vida deste MGA nem sempre foi assim. Quando o automóvel chegou pela primeira vez à casa, há cerca de 50 anos, era bastante adorado. Os proprietários submeteram o MGA a um restauro durante a década de 80, com fotografias de época a relatar o processo passo a passo. O automóvel passou por três donos, todos da mesma família, que sempre viveram na casa do século XVI. Mas durante as últimas duas décadas, as circunstâncias mudaram, e o automóvel ficou parado. Não foi removido até à equipa da Charterhouse foi visitar a propriedade.

“A carroçaria do automóvel aparentava ter sido restaurada, e de seguida terá sido levado para a garagem para o trabalho no motor, talvez tudo se tenha tornado em demasiado ou a vida se tenha metido no caminho, e lá ficou o MGA, inacabado.” Disse Bromell. “Com o motor reinstalado, este seria um belo carro de domingo, perfeito para ir buscar o pequeno-almoço e atrair atenções durante o caminho.”

Bromell acrescentou que a quilometragem do automóvel não pode ser verificada, mas que alguns documentos e fotografias mostram grande parte da sua vida e, mais tarde, do seu restauro inacabado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.