Motion. Autos, Art, Architecture: A nova exposição do Museo Guggenheim Bilbao

23/03/2022

O Museu Guggenheim de Bilbao, em estreita colaboração com a Fundação Norman Foster, em Espanha, está a organizar uma grande exposição que explora a relevância do automóvel em relação à história da arte e do design do século XX. Com a curadoria do renomado arquiteto britânico Norman Foster, a exposição Motion. Autos, Art, Architecture irá ocupar todo o segundo piso do museu.

A exposição irá contar com 38 automóveis raríssimos, assim como cerca de 300 peças de arte, onde estão incluídas pinturas e esculturas de vários artistas de renome, assim como fotografias, filmes, vários rascunhos e modelos de obras de arquitectura do último século, todos vindos dos mais influentes arquitectos. Grande parte dos objectos em exposição vêm directamente da colecção particular de família Foster, assim como de outras colecções de entusiastas da Europa e dos EUA.

A exposição vai contar com várias áreas diferentes, entre elas Beginnings, Sculptures, Popularizing, Sporting, Visionaries, American, Future, entre outras. Além das enumeradas anteriormente, podemos também contar com a Clay Modeling Studio que tem o apoio da Cadillac, onde irá estar um modelo em argila do protótipo Lyric EV. Para terminar, existirá também uma área dedicada às miniaturas de automóveis, designada de Model cars.

Dos veículos que estarão presentes na exposição, podemos destacar o Dymaxion de 1933 da colecção da família Foster, um Bugatti Type 57SC Atlantic de 1936 do Mullin Automotive Museum, um Pegaso Z-102 Cúpula de 1952 do Louwman Museum, o Alfa Romeo BAT7 de 1954 da Rob and Melanie Walton Collection, um Ferrari 250 GTO de 1962, os três protótipos GM Firebird, um Mercedes-Benz W11 de 2020, entre outros.

Com o patrocínio da Iberdrola e da Volkswagen, a exposição irá ocorrer de 8 de Abril a 18 de Setembro de 2022.