Graças às novas exposições virtuais, os utilizadores poderão ver a propaganda produzida durante a Segunda Guerra Mundial sob o enquadramento de forma de arte que a mesma assumiu, cumprindo com o objectivo de qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo.
Tal como as outras formas de propaganda utilizadas neste período, os cartazes inspiravam patriotismo e apelavam ao contributo a bem da causa nacional. Este contributo podia assumir diversas formas como o alistamento nas forças armadas, o racionamento de comida ou de outros bens essenciais, o esforço na produção da indústria da guerra, o cuidado com as conversas em locais públicos ou a compra de títulos de guerra.
A exposição “A Arte da Persuasão” está organizada em cinco núcleos distintos: Protecção, Financiamento, Produção, Motivação e Racionamento, agora disponíveis no link https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-caramulo.
As imagens de ultra-alta definição permitem uma maior aproximação, graças à tecnologia Gigapixel, um poderoso processo de captura de fotografia que habilitou a imagem com a maior resolução possível deste recurso. Os utilizadores podem explorá-lo com detalhes extraordinários e experimentá-lo muito além do que é visível a olho nu.