Museu Porsche celebra 15 anos

06/02/2024

O Museu Porsche abriu as suas portas pela primeira vez há quinze anos e, desde o dia 31 de Janeiro de 2009, levou quase seis milhões de pessoas numa fascinante jornada pela história da marca. Entre os ilustres visitantes, contam-se os Backstreet Boys, Vladimir Klitschko, Arnold Schwarzenegger, Mario Barth, Patrick Dempsey, AC/DC, Peter Maffay, Udo Lindenberg e Georg Hackl, entre muitos outros.

 

Em 2023, o Museu Porsche viria a quebrar o número recorde de entradas, estabelecido logo no ano de abertura: se em 2009, tinha recebido 511 513 visitantes, em 2023 alcançou os 535 613. “Gostaríamos de agradecer a todos os fãs e entusiastas que tornaram o ano passado tão especial para nós”, diz Achim Stejskal, Chefe do Património e Museu Porsche. “Devido ao 75.º aniversário da Porsche, o número de visitantes em Zuffenhausen foi 54% maior do que no ano anterior. Os muitos elementos interactivos da exposição e as técnicas de apresentação de última geração tornam a visita ao museu uma experiência emocionante para visitantes de todas as idades”, acrescenta Stejskal.

Olhando para trás e para o futuro, o Museu Porsche transmite a paixão contínua da marca num local onde os automóveis históricos não são apenas exibidos e acompanhados da sua história devidamente documentada, mas também num espaço vivo que presta homenagem à importância cultural e à herança da marca através de exposições em permanente actualização e exposições especiais.

“O 15.º aniversário do nosso Museu Porsche também presta homenagem à história, inovação e paixão que moldaram a marca”, diz Stejskal. O departamento de Património e Museu Porsche está, claro, envolvido em projectos orientados para o futuro dentro da empresa. “O Museu Porsche não representa apenas o passado ao preservar os valores e o espírito da marca para as gerações futuras. Já é uma parte fundamental da história da Porsche que continuará a ser escrita no futuro”, conclui Stejskal.

Programação diversificada planeada para 2024

Em 2024, o foco estará no 50.º aniversário do 911 Turbo – há meio século, o fabricante de Estugarda apresentou o primeiro 911 Turbo com tecnologia de competição, e lançaria a era dos automóveis desportivos de alta performance. A 30 de julho, o museu abre uma exposição especial para assinalar “50 Anos do Turbo”, e apoiará outras exposições sob a mesma temática em vários museus em todo o mundo. De 25 a 28 de abril de 2024, o museu apresentará ainda uma selecção especial de exibições Turbo na “Retro Classics”, na feira que reunirá fãs de clássicos e entusiastas de automóveis desportivos de todo o mundo em Estugarda.

No “Solitude Revival” ,em 22 e 23 de Junho de 2024, os visitantes serão levados a uma jornada motorizada no tempo com uma selecção de modelos históricos da colecção da marca. Além disso, será enviada uma selecção de exemplares da colecção para eventos como o Goodwood Festival of Speed e a Monterey Car Week na Califórnia. O ano de 2024 acolherá, igualmente e mais uma vez, uma variedade de workshops e actividades para crianças e jovens, incluindo a “Social Media Ready” ou as novas e emocionantes jornadas de descoberta através de smartphones e tablets educativos nas quais enigmas são resolvidos ao longo do Museu Porsche.

Programas de visitantes adaptados a crianças e adultos

“Ao longo dos últimos 15 anos, a equipa do Museu Porsche lançou regularmente novos programas e desenvolveu os existentes”, explica Reimund Heinisch, Chefe do Serviço de Visitantes e Exposições. Por exemplo, os adultos podem participar em workshops de fotografia na área Porsche 4Experts e experimentar o que acontece nos bastidores durante visitas guiadas. Em paralelo, a Porsche 4Kids e a Porsche 4School oferecem uma variedade de actividades diferentes para crianças e jovens, incluindo visitas ao museu e à fábrica orientadas para crianças, Estações de Descoberta na exposição permanente, Teamspirits fora da sala de aula e programas de férias garantidos. A “Social Media Ready” é uma novidade no programa, em que jovens entre os 15 e os 19 anos são convidados a criar algo especial a partir das fotos e vídeos nos seus smartphones, transformando-os em vídeos profissionais. “Este ano, queremos fortalecer a nossa colaboração com o centro de formação profissional da Porsche”, anuncia Heinisch. O objectivo é também inspirar a próxima geração com a história do fabricante.

A espinha dorsal da Porsche

O arquivo da Porsche é a memória dorsal da marca, sendo também um repositório de qualquer informação com uma ligação económica, técnica, social ou cultural à Porsche. É um recurso para expandir o conhecimento sobre a marca para fins de relações públicas históricas e para manter um diálogo com os fãs em todo o mundo. Os funcionários do Arquivo Porsche e o Chefe do Arquivo, Frank Jung, processam mais de 6.000 consultas todos os anos, em média. Estas provêm de departamentos internos, jornalistas, cientistas, influencers e autores de livros sobre desenvolvimento, desporto automóvel e história da marca.

Ao longo dos últimos 15 anos, mais de 90.000 consultas foram apresentadas à equipa. “Vemo-nos não apenas como guardiões e administradores de conhecimento valioso e inovações do passado. Também temos um olho no futuro, porque a inovação de hoje é a tradição de amanhã”, enfatiza Jung. Em conjunto com a sua equipa, preservam um registo abrangente da história da marca para as gerações futuras, apoiando os seus colegas no museu com exposições especiais ou com o conteúdo da exposição permanente, assim como dando suporte à todos os que trabalham em apresentações externas. O departamento jurídico também ajuda a verificar factos históricos com base no conhecimento e documentos no arquivo.

A colecção: exposições do museu como embaixadores da marca

Ao longo de décadas, o Museu Porsche estabeleceu e ampliou a sua colecção de carros abrangendo a história de todos os modelos de 1898 até aos dias de hoje. Nos últimos 15 anos, vários dos cerca de 800 veículos na coleção viajaram como embaixadores da marca e peças de destaque de Zuffenhausen para lugares em todo o mundo, com a Porsche Heritage and Museum a apoiar mais de 3.300 eventos e feiras com estas exposições. O mundo tem sido a sua casa e as relações públicas históricas a sua missão. “Os automóveis da nossa colecção são testemunhas contemporâneas que contam a história da empresa. Vemo-los como activos culturais a serem protegidos, e o acto de preservação também é um activo cultural”, diz Alexander E. Klein, Chefe da Car Collection and Heritage Concepts. Ao lado de modelos celebrados como o Porsche 911 (901 No. 57), que foi descoberto pela equipa do programa de TV “Der Trödeltrupp” (“A Gangue do Trambolho”), a colecção também apresenta versões actuais que completam o quadro para o futuro.

A maioria das exposições do museu cumpre o propósito para o qual foram originalmente construídas: elas conduzem e trazem proactivamente o trabalho histórico para o mundo. Isso também é verdade com o novo conceito de evento Heritage Experience, que já foi implementado na China, no Havai e na Alemanha. “Centramos tudo na criatividade das pessoas. O foco está na comunicação sobre o trabalho de conservação do património. Os jornalistas têm assim a oportunidade de conhecer as pessoas que transmitiram o seu conhecimento e as tradições que aprenderam e viveram, de geração em geração.

O Museu Porsche como local de eventos

Para aqueles que desejam experimentar exclusivamente a história da marca, o Museu Porsche pode ser reservado para eventos. “O museu é um local de eventos muito especial, não só por causa da sua arquitectura impressionante. Um evento realizado nas nossas salas oferece aos visitantes a experiência Porsche não filtrada – algo que não esquecerão tão cedo”, diz Philipp Schumm, Chefe de Comunicação e Eventos. A equipa realiza igualmente uma série de eventos próprios, incluindo a Porsche Sound Night, eventos de cinema Porsche 4Kids com ‘Checker Tobi’, ou a transmissão ao vivo das 24 Horas de Le Mans.

Hans-Joachim Stuck (vencedor em Le Mans e no DTM), Marcus Breitschwerdt (Director da Mercedes-Benz Classic), Timo Bernhard (vencedor de Le Mans e embaixador da marca), Bettina Haussmann, Directora do Museu Mercedes-Benz), Angelique Kerbe (vencedora de Wimbledon e embaixadora da marca), e Walter Röhrl ( bicampeão mundial de Ralis e piloto de testes sénior da Porsche) são alguns dos muitos nomes que prestam homenagem ao Museu Porsche: o lugar que corporiza uma paixão em permanente viagem para o futuro, sustentada no seu passado memorável.