O Citroën pouco conhecido com 300 cavalos

11/04/2019

O Citroën SM Michelin Proto foi desenvolvido em 1973, em conjunto com a Michelin, na altura dona da Citroen, com o único propósito de testar qual a potência máxima que se conseguia extrair de um automóvel de tracção frontal, o que se revelou ser bastante, para a época. O motor V6 de 3.0L de origem Maserati passou a debitar cerca de 300 cv. A admissão, árvores de cames e escape foram alterados e recebeu três carburadores duplos. A velocidade máxima ascendeu aos 285 km/h.

Além do motor, a suspensão também foi alterada. Continuava a ser hidropneumática, mas foi adicionado um bloqueio automático e uma espécie de torneira, para alterar a altura do automóvel, através do interior.

A carroçaria foi construída com base nos SM Proto que competiam nos ralis da época no Grupo 4, com alargamentos e a traseira cortada. Este modelo tinha já equipado faróis adaptativos, uma inovação na época. Segundo consta, este automóvel percorreu imensos quilómetros de testes e muitos deles a velocidades proibitivas, já que também foi utilizado pela Michelin para testar novos produtos. O interior, para além de alguns mostradores vindos da versão de rali, mantém todo o luxo e requinte do SM, com por exemplo os bancos em veludo, mas equipados com cintos de competição.

Infelizmente, existem poucas informações relativas a este modelo, mas felizmente o único exemplar produzido foi preservado e encontra-se hoje em pleno funcionamento, nada comum para automóveis protótipos da época, que após serem usados eram desmantelados, encontrando-se hoje no Citroën Conservatoire. Existe ainda uma réplica, feita por Frédéric Daunat, muito idêntica ao SM Michelin Proto original.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.