O Maserati 5000 GT Coupe descoberto no deserto

23/07/2019

O Maserati 5000 GT Coupe foi construído por encomenda para o Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlavi, pois este queria um Maserati 3500 GT com o motor V8 de 4937 cc, com cerca de 325 cv proveniente do Maserati 450S de competição. O motor construído em alumínio estava equipado com dupla árvore de cames em cada cabeça, quatro carburadores Weber 45 DCOE, ignição mecânica Magneti Marelli, duas velas por cilindro e lubrificação por cárter seco. Pahlavi contratou o próprio Giulio Alfieri, o engenheiro chefe da Maserati, para desenvolver um motor mais utilizável no dia-a-dia com base no do 450S, com um diâmetro menor e um maior curso. O motor estava acoplado a uma caixa de quatro velocidades da ZF.

A carroçaria foi produzida em alumínio, desenvolvida pela Carrozzeria Touring, utilizando o método Superleggera. Os primeiros exemplares do 5000 GT estavam equipados com travões de disco na frente e de tambor na traseira, posteriormente foram equipados com discos nas quatro rodas.

Somente 34 automóveis foram construídos com estas especificações, em diversas carroçarias por diferentes produtores italianos, conhecidos também por Maserati 5000 GT Shah of Persia. Todos os exemplares eram únicos, já que eram construídos sob encomenda e ao gosto de cada proprietário. A lista de personalidades que adquiriram um exemplar foram o presidente do México Adolfo López Mateos, o actor Stewart Granger, o accionista principal da Fiat, Gianni Agnelli, o produtor de automóveis desportivos Briggs Cunningham, o criador da Lambretta, Ferdinando Innocenti, entre outros.

O paradeiro deste exemplar, com o número de chassis AM103 018, era desaparecido há décadas, tendo sido encontrado no Médio Oriente. Foi comprado pelo entusiasta automóvel, da Arábia Saudita, Rubayan Alrubayan nos anos 70, sendo deixado ao ar livre durante décadas. Após a morte de Alrubayan, os seus herdeiros guardaram-no, para não se estragar mais e, decidiram colocá-lo à venda. Este foi o único 5000 GT produzido pela Ghia, sendo construído para Ferdinando Innocenti e foi exibido no stand da Ghia no Salão Automóvel de Turim em 1961.

O Maserati 5000 GT Coupe será oferecido em leilão pela RM Sotheby’s, em Monterey, de 15 a 17 de Agosto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.